segunda-feira, janeiro 31, 2005

Março Mês do Teatro promete!

paladron:www.mindelact.com

A inauguração do Centro de Documentação e Investigação Teatral do Mindelo (CEDOCIT), situado no Mercado Municipal, no dia 24 de Março, é apenas um dos destques do março Mês do Teatro 2005. "O CEDOCIT vai abrir ao público, com um conjunto de infra-estruturas, onde se inclui a informatização de mais de 2000 documentos referentes ao teatro em Cabo Verde e uma vasta Biblioteca Teatral e de Cultura Cabo-verdiana", avança a Mindelact.

A Associação promete "um Março - Mês do Teatro com o seu mais rico programa de sempre, com um elevado número de actividades teatrais, em vários concelhos e ilhas do arquipélago". Estão previstas estreias em todos os fins de semana. E mais: "haverá ainda teatro de rua, para adultos e crianças, um ciclo de cinema dedicado ao famoso Charlot, o lançamento de um essencialíssimo número da revista "mindelact - teatro em revista", revela a Mindelact.....Sabi Más

domingo, janeiro 30, 2005

Daniel Pereira.Uma Biografia.

Conversar com Daniel Pereira é falar da história de Cabo Verde, particularmente, da Cidade Velha.Um diplomata que se assume como homem de cultura, tendo sido o primeiro a publicar uma cronologia da história da primeira cidade que os portugueses fundaram nos trópicos. António Leão Correia e Silva, outro historiador cabo-verdiano, defende que o projecto da Cidade Velha deve assentar em três pilares – investigação, promoção e recuperação do patrimônio. Daniel Pereira está a fazer a sua parte, com quatro obras publicadas. E ainda tem na forja a publicação de um manual para ensino da história de Cabo Verde no ensino secundário......Sabi Más

Para sempre Revolucionário

Francisco Fragoso. Paladron: A Semana
"Sou revolucionário desde a minha infãncia, continuo a sê-lo, ate à minha morte". Francisco Fragoso deixou essa garantia na palestra "Do teatro para o desenvolvimento", sexta-feira, no Palácio da Cultura Ildo Lobo. O dramaturgo deixou várias lições, que se encaixam precisamente no actual contexto do teatro, em Cabo Verde.

Em primeiro lugar, "sem teatro não há desenvolvimento". E mais taxativo: "para bom entendedor, meia palavra basta". Fragoso falava para uma plateia composta por escritores, poetas, actores, companheiros do Korda KaoBerdi e os habituais frequentadores dos eventos culturais na capital. Acabaria por desencadear um debate muito interessante quando afirmou que todo o teatro é eminentemente crítico e que, por isso, em países onde haja ditadura é sempre considerado como contrapoder.

O poeta Mário Fonseca não pereceu de todo convencido. "É possível que um teatro, sendo honesto, não seja crítico?". Não para Fragoso, que reafirmou que a arte "não pode prescindir da vertente de intervenção". Para o actor e professor de expressão dramática João Paulo Brito, hoje em dia as pessoas vão ao teatro em busca de "emoções perdidas", num mundo cada vez mais individualista e tecnológico. Ao que Fragoso arrematou:"se as pessoas não se emocionam, então não estão bem. E cabe ao teatro curá-las".

A estada de Fragoso entre nós tem sido portadora de boas novas. O dramaturgo quer reunir o grupo Korda KaoBerdi para produzir mais uma peça de teatro. Segundo o jornal Horizonte, trata-se da encenação no naufrágio do navio Matilde, que há meio século partiu para a América, a partir de Fajã D’Agua, na Brava, e nunca mais foi visto.

O revolucionário Kwame Kondé está de volta!

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Formason pa partitura na Praia

partitura
Kabu Verdi é un pais di musika, ma é poku kompositor ó musiku ki sabi lé un musika na partitura. Falta de formason musikal na nos tera sta ta dexa un monti di algen trapadjadu. Skola di musika é poku, autodidata é maioria y vontadi di prufisionaliza é txeu.

Pur issu, es formason é importanti. É um pruposta di Palásiu di Kultura Ildo Lobo da un formason pa inxina musiku y interesadu skrebi musika na pauta y trabadja ku partitura. Formason debi kumesa na Fevereru y ministradu pa guitarrista klasiku Pedro Moreno.

Crónica: Debate quente no Palácio

Era este o tema de um Konbersu Sabi sobre teatro, ontem à noite no Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL). De uma dezena de grupos de teatro, só o Santa Kultura deu o ar da sua graça. Assim, com a presença de Armando da Veiga (e outros dois companheiros), João Paulo Brito (professor de expressão dramática), José Maria Barreto, Director da Promoção Cultural, a jornalista cultural Gláucia Nogueira, do P14, entre outros, começou-se um debate que haveria de durar cerca de duas horas e meia.

Em primeiro lugar, ficou claro que para os grupos de teatro da capital, o principal problema é a falta de formação. "Nos nu sabi ma tiatru na Praia é bera", assumiu Armando da Veiga, "ma nu ka ten formason. Si ten, nu podi fazi midjor". Daí a importância da formação que será ministrada por João Paulo. Mas a formação, por si só, não tirará o teatro do marasmo a que se entregou na capital. E a falta de responsabilidade? E a ausência de uma liderança forte?....Sabi Más

Eugénio Tavares na NET

Eugénio Tavares. Paladron do fotu: Mindelo Infos

Bida y obra di Nho Eugenio Tavares sta na internet. Fundason Eugenio Tavares, ku sedi na Sintra, Purtugal, inaugura es kaza virtual na dia 20 di Nuvembru. Un pagina ku biografia ditalhadu di pueta y tudu se obra. Un trabadju di rakodja ki dura un monti di anu."As informações patentes neste portal são o resultado de muitos anos de pesquisa e recolha do espólio cultural. Muitos fragmentos das obras do poeta encontravam-se dispersos por Portugal, Cabo Verde e Estados Unidos. Tornou-se necessário juntar e compilar toda essa informação, alguma da qual está disponível para consulta aqui em www.eugeniotavares.org".

Lantuna ta rikomenda es kaza virtual di nós pueta, kompositor, skritor y jornalista

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Rabekada da Boavista em disco

Rabeka na petu!

Noel Fortes juntou-se a Paulino Vieira e Zezé Barbosa para reproduzir, em disco, as famosas rabecadas da Boavista. O disco já está masterizado e Fortes embarca para Portugal em Abril, para aditar o álbum. São oito canções, quatro da autoria de Noel e outras de Ti Goy, Dani Carvalho, Isidro Lima e Zezé Barbosa. Segundo Fortes, "são músicas para dançar, tanto é que são apenas duas mornas e seis coladeiras". O disco homenageia dois violinistas boavistenses, João Silvério e Atanásio Pinto, animadores dos famosos badjos de rabeka.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Andrew Mah em Cabo Verde

www.andrewmah.com

O guitarrista canadiano Andrew Mah inicia no dia 30 uma digressão em Cabo Verde. A ser concretizada, será a segunda turnée de Mah por terras cabo-verdianas, em menos de um ano. Em Outubro, esteve entre nós, a convite do músico Vasco Martins, cujas composições para a guitarra clássica interpretou em 2003.

Mas antes, o guitarrista canadiano concederá um concerto amanhã, em Otawa, Canadá, para angariar fundos para as vítimas do tsunami no sudeste asiático. No concerto irá interpretar alguns temas de Vasco Martins.

Segundo Vasco Martins, Mah é um guitarrista virtuoso e de "fina musicalidade". Participou em muitas aulas de mestres conhecidos em todo o mundo, tal como David Russel, Manuel Barrueco, David Tanenbaum, Sérgio Assad, entre outros. O seu primeiro CD, apresentado em 2001, Presenting Andrew Mah, tem vindo a receber critica entusiástica pela sua técnica brilhante e pelo seu estilo único.

terça-feira, janeiro 25, 2005

Sociedade de Autores: adiada para Fevereiro

A Assembleia Geral para a criação da Sociedade de Autores Cabo-verdianos, prevista para este sábado, foi adiada mais uma vez. Segundo a comissão organizadora, "a comunicação social não tem ajudado na divulgação, que é fundamental para sensibilizar os autores espalhados por todos os concelhos e até na diáspora", justifica David Hopffer Almada, presidente da Comissão. Parece que até agora, não se conseguiu reunir um número representativo de autores, por isso a Assembleia foi adiada para 19 de Fevereiro, na Praia.

A Comissão também enfrenta problemas financeiros. Funciona graças a um patrocínio do Ministério da Cultura. Mas há um outro obstáculo. "Há muita gente de produz mas ignora que é um criador. Pensam que os direitos autorais abrangem só artistas", revela Daniel Spencer, outro membro da Comissão. A Lei de direitos autorais abrange obras de natureza literária, artística e científica.

Desde 1988, com o primeiro encontro de música de Cabo Verde, que se perspectiva a criação de uma sociedade de autores crioulos. Uma entidade fundamental para proteger as obras e combater a pirataria. A Lei de Direitos Autoriais, em vigor desde 1990, está a ser actualizada. Mas sem uma sociedade de autores não poderá proteger os criadores.

Os autores podem inscrever-se no Palácio da Cultura, na Praia, e nos demais concelhos, nas Câmaras Municipais.

Morreu Manuel Lopes

Manuel Lopes. Paladron: Instituto Camões

A notícia chegou pela boca de Marco Rocha, correspondente da TCV em Lisboa. Morreu Manuel Lopes. E mais nada. Há várias décadas radicado em Portugal, o escritor claridoso cultivava as saudades da terra natal.

"Manuel António dos Santos Lopes nasceu a 23 de Dezembro de 1907 no Mindelo, ilha de São Vicente. Foi um dos "claridosos" fundadores do movimento "Claridade", tal como o poeta Baltazar Lopes, entre outros. Hoje é o único sobrevivente desta geração de referência para a Cultura cabo-verdiana e para as letras lusófonas. Flagelados do Vento Leste (1968) é uma das suas obras mais celebrada, adaptada para o cinema em 1987 pelo realizador António Faria, com produção de António da Cunha Telles. Chuva Braba, um romance de 1956, Horas Vagas (poesia, 1934), Poemas de Quem Ficou (poesia, 1949), Temas Caboverdeanos (ensaios, 1950), O Galo Cantou na Baía (contos, 1959), Crioulo e Outros Poemas (poesia, 1964), As Personagens de Ficção e os seus Modelos (ensaio, 1971) e Falucho Ancorado (antologia poética com alguns inéditos, 1997), são títulos seus que consagram uma carreira" In Instituto Camões

Se quiser saber mais sobre Manuel Lopes, leia o artigo MANUEL LOPES, UM CASO CABO-VERDIANO: A Escrita da Terra em Manuel Lopes e na Claridade

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Formação Teatral na Praia

Maskrinha

Um ano inteirinho de formação de teatro na Praia, a partir de Fevereiro. Curso de Iniciação Teatral. A iniciativa é do Centro Cultural Português-Instituto Camões e o formador, João Paulo Brito, actor e professor de expressão dramática.

As inscrições aproximam-se do prazo final, quarta-feira, dia 26. Serão selecionados 26 candidatos, para duas turmas, com aulas em horário pós-laboral. Podem concorrer pessoas com mais de 15 anos e não se exige experiência no teatro. Entre a curiosidade e a paixão pela arte cénica, esperam-se candidatos que queiram aprender o be-a-ba do teatro. A meta do curso é imprimir uma outra dinâmica no teatro praiense, “parecida com a do Mindelo”, conforme João Paulo. “Vamos estudar a história do teatro, através de textos de vários autores, por isso exigimos que os alunos tenham o mínimo de escolaridade. Mas será um curso prático, com exercícios cénicos e improvisação”. É uma oportunidade de ouro. Há muitos anos que não aparecia uma formação de duração tão longa na Praia. Justifica-se que a lista de inscrições tenha ultrapassado as expectativas.

Com entrevista de Fátima Antunes (TCV)

sábado, janeiro 22, 2005

Os Tavares actuam na festa de Bush

Tavares Brothers. Paladron: www.cvmusicworld.com No mesmo dia em que Cabo Verde honrava os Heróis Nacionais, George Bush tomava posse para o segundo mandato na Casa Branca.

Depois da cerimónia, a festa. Depois de Michael Bolton e o rapper Doug E.Fresh, Os Tavares subiram a ao palco. Os americano-caboverdianos actuaram perante uma multidão, em Washington, na qual se destacavam figuras bem conhecidas, como Barbra Streisand, Cher, Alec Baldwin e mais. Foi uma semana em cheio para Os Tavares. No dia 15, actuaram em Detroit, Michigan, durante o intervalo do jogo de basquetebol entre os Detroit Pistons e Philadelphia 76ers.

Os irmãos Tavares, nascidos em Massachusetts, fundaram o conjunto em 1969. Arthur, Ralph Vierra, Perry Lee, Antone e Feliciano assumiram as as influências do doo wop dos anos 60, o soul, e as canções folclóricas de Cabo Verde que aprenderam com os avós. No começo de 1974, estrearam em disco com “Check It Out”. Trabalharam com Freddie Perren (produtor do Jackson 5) em “Sky High”, de 1975 – disco que trouxe um dos maiores hits na história do conjunto, “Heaven Must Be Missing an Angel”. Apareceram na trilha sonora de “Embalos de Sábado à Noite” com “More Than a Woman”, composta pelos Bee-Gees especialmente para o grupo.

In CVWorldMusic

Festa d'Ano no Palácio

O Pátio do Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, oferece ao público uma semana de eventos culturais recheada de música, dança contemporânea e teatro.

É o primeiro evento do ano promovido pelo Sofia Ciber Bar Palácio/Tera. Na terça-feira, poderá assistir a um ensaio da Escola de Dança Raiz di Polon. Os alunos irão demonstrar o que aprenderam até agora e as bailarinas Rosy Timas e Bety Fernandes estarão a ensaiar a peça Duas Sem Três para a turnê africana.

O compositor e dramaturgo Ano Nobo, falecido há precisamente um ano, será homenageado na quarta-feira, com uma tocatina por parte dos seus amigos e familiares. Será também ocasião para uma conversa sobre o trabalho do mestre e seu legado. No dia seguinte, haverá mais uma edição do Konbersu Sabi, desta feita sobre o teatro na Praia. Presentes estarão actores e directores dos diferentes grupos de teatro da capital para um debate sobre o Março Mês do Teatro 2005.

Finalmente, na sexta-feira, o pianista Ricardo de Deus deliciará os amantes da música com um concerto de piano. Txabi d'oro.

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Africa DOC à espera de propostas

O África Doc é um projecto de formação e produção de documentários para a televisão, criado por um grupo de profissionais para fomentar o surgimento de novos produtores e realizadores em países africanos.

O África Doc seleciona candidatos por países, através de um concurso. Segundo Júlio Silvão, representante da organização, o candidato só tem de enviar uma sinopse ou guião para o email africadoc@hotmail.com. "Não precisa ser uma proposta perfeita, até porque a partir do momento em que um projecto for selecionado, o proponente irá frequentar uma formação de produção e realização, ao fim da qual sairá com um projecto pronto ", explica Silvão.

A formação do Africa DOC desenrola-se em três fases, em países diferentes. Em 2005, a primeira fase inicia em Fevereiro. "Trata-se de um primeiro encontro para discutir os projectos apresentados. É uma reunião importante, com a presença de produtores e realizadores de países diferentes. os candidatos começam assim a formação técnica e elaboração de projectos", afirma Silvão, que acrescenta que há 90 por cento de chances dessa primeira fase acontecer na Cidade do Mindelo.....Sabi Más

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Kwame Kondé homenageado

Francisco Fragoso já se encontra em Cabo Verde. O médico, dramaturgo e poeta será homenageado pelo Governo de Cabo Verde e a Câmara Municipal da Praia. A iniciativa partiu de um grupo de poetas, entre eles Filinto Elísio e Vadinho Velhinho. Nesta sexta-feira, a edilidade praiense baptizará uma rua de Achada de Sto. António com o seu pseudónimo poético, Kwame Kondé.

No dia 25, o Governo homenageará Fragoso e a 28, o fundador do mítico grupo de teatro Korda KaoBerdi, proferirá uma palestra na Biblioteca Nacional, sob o tema "Teatro e Desenvolvimento". O próximo número do Jornal/Revista Artiletra, de que Fragoso é colaborador, irá incidir sobre a homenagem ao poeta.

"Francisco Gomes Fragoso é natural da ilha de Santiago. Médico de profissão, exerceu uma intensa actividade cultural no país, entre 1975 e 1982, altura em que exerceu o cargo de médico cirurgião no Hospital da Praia. Poeta revolucionário e médico, fundador e director artístico do grupo cénico Korda Kaoberdi, evento marcante no plano cénico, no pós-independência" in Mindelact

O último acto do FAIC


No último dia do ano, o jornal A semana publicava, na secção dos Classificados, o relatório global e final da Comissão de Gestão do Fundo Autónomo para Iniciativas Culturais (FAIC). É um documento muito interessante, mas que parece não ter despertado grande interesse.

O que não deixa de ser estranho, já que a falta de financiamento é uma das principais queixas dos agentes culturais cabo-verdianos - aliás tema candente na reunião de guentis di kultura com o Ministro da Cultura, na Praia e no Mindelo.

Bem, mas o citado relatório, assinado pelo presidente da Comissão de Gestão (CG) do Fundo, Tomé Varela da Silva, revela que a comissão começa a funcionar em Agosto de 1999. Mas na verdade, como foi criado com um financiamento da Cooperação Suíça, o FAIC acabou por ser uma entidade pontual, que deixou de funcionar em 2002...........Sabi Más

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Improdutivo

Assim foi o encontro do Ministro da Cultura com os artistas de Santiago. Se Manuel Veiga foi à Biblioteca Nacional para ouvir criticas e sugestões, os criadores, no geral, deixaram-se ficar pelos pedidos de apoio e poucos apresentaram sugestões e preocupações concretas. Com duas ou três excepções apenas.

Zénriki, compositor, questionou o Ministro sobre a política do Governo para a cultura. Ao que Veiga respondeu: “estímulos aos criadores, preservação do património e apoio à investigação. São peças fundamentais da nossa política cultural”. No seu programa, o Governo cabo-verdiano coloca a cultura como um verdadeiro motor de desenvolvimento. Mas das palavras à acção, parece que ainda estamos no reino das intenções. Como disse Ulisses Português, músico, “como é que um Governo que tem um diamante investe apenas um por cento do seu orçamento para lapidá-lo?”.

Filinto Elísio, poeta, também chamou a atenção do ministro para a necessidade de valorizar “o único produto em que podemos competir em pé de igualdade no cenário internacional”. Filinto também criticou o Governo pela ausência de uma política para o audiovisual. "Estamos atrasados. Já tivemos produção de curtas e longas, um Instituto de Cinema e Festivais de Cinema. Hoje não temos. Estamos a andar para trás"....Sabi Más

Na Strada d'Afrika

Rosi Timas y Beti Fernandes na palku. Fotu di www.africultures.com

É a primeira vez que um grupo cultural cabo-verdiano faz uma digressão por tantas cidades africanas. No dia 30, o Raiz di Polon parte para um periplo de dois meses por África para apresentar a peça "Duas Sem Três". São 17 cidades. As bailarinas Rosy Timas e Elizabeth Fernandes, o produtor Jeff Hessney e um técnico de luz compõem a equipa da digressão, que irá atravessar África de ponta a ponta.

Começam pelo Djibouti e depois vão descendo pelo continente até a África do Sul, passando pela Eritréa, Etiópia, Quênia, Uganda, Ruanda, Burúndi, Zâmbia, Malawi, Zimbabué, Moçambique, Comoros, Madagáscar, Ilhas Maurícios, Suazilândia e Namíbia. A digressão é uma "recompensa" da Associação Francesa de Acção Artística, pelo Prémio Especial do Júri que a peça "Duas sem Três" ganhou nos 5os Encontros Coreográficos da África e do Oceano Índico, que teve lugar em Antananarivo, Madagáscar, em Novembro de 2003.....Sabi Más

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Ku Nós Musika na petu...

Nutisia é di Radio Comercial. Asosiason Cesária Évora sta ben itrega premiu pa musika di nós, na un gala ki sta ben ten na dia 1 di Abril na Mindelu. Verdadi.

Asosiason di artista más konxedu di kabu Verdi na strangeru kré dá un brilu pa otus artista. Na "Nós Musika" ten trafeu pa kes artista más bodona di 2004. Midjor Konjuntu, Kompositor, Artista Revelason, Midjor Voz Matxu y Midjor Voz Fémia, Midjor Instrumentista, Grupu di Hip Hop, Midjor Son y Interpretason di 2004.

Poi konkori tudu artista kriolu, na ilha ku na stranja, é só inskrevi na Net ó na Asosiason Cesária Évora na Mindelu. Juri ta disidi y publiku tanbé.

Mindelo de outrora

O fotógrafo caboverdiano Jorge Martins, radicado em Portugal, tem um acervo de mais de 800 fotografias sobre a Cidade do Mindelo no século 20. São imagens capatadas por fotógrafos profissionais e anónimos e que mostram um Mindelo de outrora. As fotografias serão publicadas num livro sobre a Cidade do Porto Grande mas antes, poderão ser apreciadas numa exposição a inaugurar no dia 22, no Mindelo.

São imagens do quotidiano, com gente anónima, mas também de eventos que marcaram Mindelo. Como a chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabral à cidade. “São fotografias de grande proximidade, feitas por quem foi responsável pela recepção deles em S. Vicente. Inclusivamente, dizem que as primeiras palavras de Sacadura Cabral quando desembarcou foi ‘dêem-me um cigarro” e a resposta que levou foi ‘não fumo”, revela Jorge Martins.

Há também uma fotografia tirada por um amador, Raul Ribeiro, durante a terrível fome de 1947. É a imagem de uma mulher descalça, sentada no chão, perto de um mercado. O registo de uma época carregada de simbolismo para a caboverdianidade. Cerca de 80 fotografias poderão ser vistas numa exposição a inaugurar a partir de 22 de janeiro, no Mindelo.

A partir de uma reportagem de Marco Rocha (TCV)

sábado, janeiro 15, 2005

Purguntas pa Nhu Manuel Veiga

Gentis ki ta fazi kultura ten un inkontru markadu ku Nhu Manuel Veiga, Ministru di Kultura, dia 18, na Praia. Pa obi kusé ki sta ta pasa ku artistas, agentis, promotoris y divulgadoris di Praia, sima é fazi na Mindelu. Kusa di obi é txeu! Falta de finansiamentu, falta di spasu, falta di sensibilidadi, úniku kusa ki ka sta falta é kriatividadi.

Ministru di Kultura fla és simana, na A Semana, ma ministériu di Kultura é ka um kaxa di dinheru y lembra ma é ten só 1 pur centu di orsamentu di stadu. Ma, nu ka podi skesi ma, si kultura é nós diamanti, é ka podi fika brutu pa tudu tenpu y nem Stadu ka podi dexa artistas ta lapida-l és só! Ministeriu ten ki ten kapasidadi nagosia ku sis parseru pa djobi rikursu. Kabu Verdi é pobri, ma si nu ka kré artista-pidinti tanbé nu ka mesti un stadu-ki-ka-ta-fazi-parseria.

Manuel Veiga ta fazi dretu na kré papia ku gentis di kultura. Lantuna ten 3 purgunta..... Diskubri-s

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Pousada na Txabi pamodi?


Ku seis kuartu mobilhadu, ristoranti, kintal, spasu di lazer, lokalizadu na meiu di Ribera di Cidadi Velha...maravilha! Pousada di S. Pedro é un lugar ki turista y nasional ta kré pasa fin di simana trankuilu. Ma ka podi. Desdi sé inaugurason, na dia 13 di Julhu di 2003 inda sta Pousada na txabi. Pamodi?

Pousada ta fazi parti di prujetu di Rikuperason di Patrimoniu na Cidadi Velha, pa parti di Koperason Espanhol. Será ki Ministériu di Kultura y Koperason Espanhol inda ka disidi kenha ki sta bai toma konta des Pousada?

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Paul Pena. Único.

Paul Pena

Paul Pena é um músico americano-caboverdiano, que criou uma nova forma de expressão musical, ao combinar o blues, a morna cabo-verdiana e o canto tradicional dos tuvas, povo da Sibéria famoso pelo seu canto harmónico ou Throat Singing. A 26 de Janeiro, Paul Pena completará 55 anos. Um americano-caboverdiano balenti y bodona com uma história de vida surpreendente, marcada pela cegueira, a perda da mulher e uma doença grave no pâncreas.

Sendo tão pouco conhecido entre nós, Lantuna traduziu a biografia do músico, a partir do seu site.

Paul Pena nasceu a 26 de Janeiro de 1950, em Hyannis, em Massachussets. Os seus avós eram cabo-verdianos. O músico nasceu com glaucoma congénito. Mas a cegueira não o impediu de estudar e aprender música. Cedo revelou o talento para a música. Certa vez, a mãe escutou-o a brincar num piano para crianças, que haviam encontrado num depósito de lixo e trouxeram para casa, como “brinquedo que uma criança cega poderia gostar”. Não demorou muito para que Paul estivesse a estudar piano, guitarra, baixo, violino e trompete.....Sabi Más

Janeru di Festa

Na Djarfogo, Janeru é més ki ta kumesa ciklu di Festa di Bandera, ku S. Sebastion, dia 20 (Ki tanbé é dia Herois). Tanbé gentis di Kampana ta kumesa ta festeja Banderona (ki ta bai té Fevereru). Inda é tenpu di Reynadu, un festa tipiku dés ilha y ki sta kuasi ta morré.
Sima na Bubista, na Djarfogo ta festejadu Reis, ma ku tradison di Reynado. A partir di dia 6 di Janeru y té dia di Cinza. Sima Jaime Rodrigues, de Inforpress, ta fla: “Reinado continua a sair graças à boa vontade dos seus defensores”. Sés difensor, tudu omis katoliku, ta trabessa ilha, a pé, duranti tres lua pa festeja Reis.
Ma Janeru é més di otu festa bedju. Dia 15 di Janeru na Vila...di Mangui, na Tarrafal di Santiagu, é dia di Nhu Santu Amaru, ki és anu sta ta honra Mário Lucio - é oji, dia 12, ki és ta celebra kompositor di "na ilha di Santiagu, ten korpinhu di algodon..."

Dia 17, é dia é dia di Ribera Grandi, na Santo Antão, y di Nho Santu Nomi, na Cidadi Velha (tirceru Dumingu di més). Y na S. Vicenti ten festa di Municipiu, dia 22: festa bedju ki n obi ta fladu...

domingo, janeiro 09, 2005

Cultura com Kapa...e Espada









Crónica de João Branco


O balanço que ficou por fazer. Nesta altura do ano caímos todos na tentação de realizar «balanços» sobre o que de melhor e pior se passou no país, com os já habituais «mais e menos», «as personalidades do ano», «os vencedores e os derrotados», etc. Mas esquecemo-nos muitas vezes que o acto de balançar significa inclinarmo-nos para a frente e para trás, de forma sincopada, o que implica que no final das contas acabemos por nunca sair do mesmo lugar. O que quero dizer com isto – e eu próprio já fui tentado a me «balancear» dessa forma – é que se perdem sempre óptimas oportunidades para, tendo como ponto de partida uma análise desapaixonada e rigorosa dos factos passados, se falar do que realmente importa.

No caso da cultura, que conheceu no ano que findou perdas terríveis, voltou-se a esquecer aquilo que talvez é mais importante, e que Mário Lúcio Sousa tem abordado de uma forma particularmente feliz nos seus «Desafios à Cultura», que têm sido publicados no jornal A Semana: os graves problemas estruturais e de ausência de políticas claras para o sector que, num país como Cabo Verde, deveria ser objecto de tratamento mais do que prioritário. Choram-se os mortos, fazem-se homenagens póstumas, mas esquecemo-nos de nos questionar porquê que ninguém se lembrou de promover esse reconhecimento público com os protagonistas ainda vivos...... Lé Más

sábado, janeiro 08, 2005

Aldeia Multicultural dos Rabelados

Chamar-se-á Aldeia Multicultural dos Artistas e Artesãos de Rabo Espinho Branco. Um projecto que é o culminar de oito anos de trabalho pioneiro que a artista plástica Misá vem desenvolvendo com aquela comunidade. Numa primeira fase, criaram-se infraestruturas, como "água corrente, telefone, casa de banho, dois centros com dez salas para várias actividades", segundo Misá. Além de um grande trabalho de sensibilização da própria comunidade para se abrir ao exterior e de promoção de exposições de arte para mostrar a potencialidades artística dos Rabelados.

É assim que se traçou o caminho para a construção da Aldeia Multicultural, "que possa representar todo o enriquecimento de uma comunidade praticamente desconhecida no que diz respeito à sua identidade cultural e talento de artesão". O que poderá encontrar na aldeia? A esplanada Na Ponta Bindi, um atelier de arte, ecoturismo, medicina tradicional, praticar desporto e desfrutar da gastronomia típica.

Quer participar ou apoiar? Visite a exposição dos Rabelados no Palácio da Cultura Ildo Lobo e adquira o disco "Cânticos Sagrados de Cabo Verde - a litania dos Rabelados". Ou então escreva para rabellados@yahoo.com

sexta-feira, janeiro 07, 2005

O novo livro de Celina Pereira

A nova obra da cantora e contadora de estórias Celina Pereira foi lançada esta semana, em Lisboa. "Estória, Estória: do Tambor a Blimundo" é um áudio-livro multilingue, com vozes infantis e ilustrações da italiana Claudia Melotti.

"A obra inclui um livro e um CD e pretende funcionar como um elemento de apoio pedagógico e lúdico, juntando culturas e línguas diferentes. Reforçar a importância e divulgação do português e do crioulo no Mundo, com destaque para o espaço da lusofonia, é outro dos objectivos do áudio-livro em português, crioulo, inglês e italiano", escreve a RTP.

O lançamento da obra também mereceu a atenção do Paralelo 14 que, no ano passado, já anunciara a boa nova. Segundo o P14, "trata-se de um audiolivro para o público infantil em que a cantora e educadora propõe "O Tambor", conto tradicional presente em vários países africanos, e a história bastante conhecida em Cabo Verde do boi Blimundo, que já incluíra num disco anterior, para além de alguns temas cantados, em que se incluem composições de Jotamonte e Eugénio Tavares".

Prémio para obras de investigação

O Grande Prémio "Cidade Velha", criado desde Dezembro de 2003, vai sair do papel. O Ministério da Cultura (MC) anunciou hoje que estão abertas as candidaturas ao galardão que premia obras de investigação científica da história de Cabo Verde e no domínio das ciências sociais e humanas.

Segundo o MC, o Grande Prémio Cidade Velha pretende "incentivar a edição de obras sobre a história de Cabo Verde e as ciências sociais e humanas em geral, obras essas apostadas num melhor conhecimento do homem cabo-verdiano, do país e do seu patrimônio histórico-cultural".

Com uma periodicidade de dois anos, o prémio tem um valor de 700 mil escudos cabo-verdianos. Podem concorrer ao prémio obras inéditas, de autores nacionais e estrangeiros, escritas em crioulo português, francês, inglês e espanhol.

30 de Abril de 2005 é o prazo para a entrega das candidaturas.

Teófilo Chantre no Top europeu

O disco “Azulando”, de Teófilo Chantre, é um dos melhores discos de World Music de 2004. O Álbum do músico cabo-verdiano é o 27º de uma lista com os 150 melhores discos de World Music de 2004 na Europa (World Music Charts Europe), publicada pela União Europeia de Rádio e Televisão (EBU).

“Di Korpu ku Alma”, de Lura, ocupa o 95º lugar e “Voz d’Amor”, de Cesária Évora, o 135º. A gravadora Lusáfrica também marcou pontos em 2004. Num ranking de 500 editoras discográficas, o selo de Djô da Silva aparece no quarto lugar.

O álbum de Teófilo, lançado em Março, foi um sucesso absoluto: nesse mesmo mês, aparecia em terceiro lugar no top mensal da World Music na Europa. Trata-se de um ranking sem fins lucraticos ou comerciais, criado em 1991 por produtoras de rádio de uma vintena de países europeus, sob os auspicios da EBU.....Sabi Más

quinta-feira, janeiro 06, 2005

O ano editorial do IBNL


A obra poética “Vivências”, do jurista e escritor David Hopffer Almada, é o primeiro livro do ano. Lançada esta noite, na Praia, a obra inaugura o ano editorial do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. O presidente do Instituto perspectiva um 2005 prenhe de lançamentos.

Dentro de um mês, o IBNL pretende dar à estampa mais duas obras literárias. “Uma reedição da obra Na Boka Noti, de Tomé Varela da Silva e ainda o livro Evocações, de Dani Spínola. Trata-se de uma colectânea de textos e entrevistas, que ele nos enviou há cerca de dois anos”, revela Joaquim Morais.

Pronto para ser editado está o livro “In Memoriam João Lopes”, uma compilação de textos inéditos e correspondências do escritor a outros claridosos, feita pelo filho, João Lopes Filho. Deveria ser lançado em 2004, mas Joaquim Morais garante que des bés é bés..... Sabi Más

Vivências de DH Almada

É o primeiro livro do ano. O jurista e escritor David Hopffer Almada lança hoje, na Praia, a obra poética "Vivências". O amor é o catalisador desta manifestação da veia poetica de DHA. "Uma viagem pelos amores sentidos, vividos e partilhados com a pessoa amada". A obra será apresentada hoje, na Biblioteca Nacional, às 18h30, pelos escritores Fátima Bittencourt e Filinto Elísio.

Y na Paralelo 14...


O Paralelo 14 está de regresso à navegação virtual, com Manuel Delgado ao leme. Vida longa! E nesta boita, Lantuna é notícia. Na Paralelu katorzianu, Lantuna é "uma verdadeira revista de cultura, com notícias, eventos, lançamentos e conversas com artistas". Obrigado. Nu ta pruveta pa marka li boita pa mar di Crónika Histórias da Música, de Gláucia Nogueira.

quarta-feira, janeiro 05, 2005

2005 sem Minó


Mino di Mama faleceu um dia depois da Festa da Bandeira de S. Filipe. Dois meses antes, sofrera um acidente vascular cerebral que paralisou todo o seu lado direito. Contava 87 anos.
Pouca gente sabia que Minó di Mama era, na verdade, a alcunha de Teodolindo Ledo Pontes, nascido em Galinhero, Concelho dos Mosteiros, em 1917.

Minó aprendeu a tocar gaita com o pai e soube, como ninguém, promover a música típica da Ilha do Fogo, em palcos nacionais e ainda na Suíça, Portugal, Senegal e nos Estados Unidos..... Sabi Más

Frank Mimita, 25 anos depois


Frank Mimita é o destaque do Jornal Artiletra, que lhe dedica a capa e três páginas.

Além da biografia do músico, falecido a 25 de Janeiro de 1980, poderá ler duas entrevistas com dois amigos de Frank: Ano Nobo e Djudja, protagonista da música Tudu Kusa é Djudja. Os depoimentos são emocionantes.

Com os dois amigos, Frank Mimita fundou, nos anos 50, o grupo musical “Bomba 58”, em Achada de Santo António...... Sabi Más

terça-feira, janeiro 04, 2005

Kabu-Lantuna, Kabu-Verdiano


"Chotinha bem di Lantuna
Có gudja, có didal, có linha

Chotinha bem di Lantuna
Mona bedja bem di barséra"


In Claridade, nº1

Lantuna Na Mei di Mar, MITO

Lantuna ou contera, lantana camara , é um arbusto típico dos trópicos, com cheiro semelhante ao da erva cidreira, flores amarelas ou vermelhas, folhas ovais e ásperas. Foi introduzido em Cabo Verde após o descobrimento e acabou por adaptar ao clima. Cresce rapidamente e em diferentes tipos de solo. Este arbusto pode ser encontrado nas zonas mais altas, de altitude entre 200 a 500 metros. Em Monte Txota, por exemplo.

É resistente à falta de água e cresce até no meio de pedra.

"As cabras ensinaram-nos a comer pedras
para não perecermos"

Nascer da Pedra...Lantuna é como o caboverdiano: resiste impávido às desventuras do céu, rabida as entranhas da terra para buscar comida, na raiz procura a semente para o sustento. Kabu Lantuna é Kabu-Verdiano.

Janeru trazi, Janeru leba

Ano Nobo. Paladron di fotu: www.mindelact.com

Janeiro trouxe e Janeiro levou Ano Nobo…Nasceu a dia 1 de Janeiro de 1930, como Fulgêncio Circuncisão Lopes Tavares. A 14 de Janeiro deste ano, um ataque de coração fulminante vitimou o músico, poeta e dramaturgo.

No dia 14, estava na cantina da Biblioteca Nacional, com João Branco, presidente da Associação Mindelact. Recebi a notícia da morte de Ano Nobo pelo telefone e, meio estupefacta, comentei com o João, que ficou lívido. Entrevistara Ano Nobo na véspera, para o livro Nação Teatro, e tirara-lhe a fotografia ki sta li di riba...

Ano Nobo de São Domingos foi um compositor ímpar na ilha de Santiago. Não só criou funanás, como também explorou a morna, a coladeira e ainda merengue, cúmbia e samba. Autor de mais de 500 composições, sem contar com músicas para a liturgia, Ano Nobo nunca recebeu um tostão sequer pelas composições gravadas. ................. Sabi Más

segunda-feira, janeiro 03, 2005

2005




Lantuna ta dizeja pa tudu naveganti un mar
kalmu y kenti na 2005. Pa tudu vaga runhu ki ben
pa atxanu na un jangada di koraji...

Um ano de realizações, de positividade, construção
que saibamos fazer bem e com humildade, que olhemos para o lado
com a mesma complacência com que nos olhamos ao espelho
Um ano que desmascare a mediocridade
um ano feliz para os amantes e de cura para os desamores.
Um ano com - politica reles e + cultura produtiva!
Mais Cabo Verde pa nós tudu na 2005!
Desde 27/11/2004