domingo, outubro 29, 2006

Um escravo cabo-verdiano no Texas

Deambulando pela Net, encontrei este artigo de José dos Anjos, no jornal Cabo Verde Online, intitulado “Capeverdean slave in Texas” (Escravo cabo-verdiano no Texas).

Dos Anjos conta a história do escravo José António, considerando que “ilustra a ligação entre os Estados Unidos e Cabo Verde através da escravatura”. O autor também sublinha que muitos outros escravos cabo-verdianos foram levados para o México.

José António terá nascido no Congo e, aos três anos de idade, foi capturado e submetido à escravatura. Segundo o artigo que citamos, em 1738 ele terá sido enviado de Cabo Verde para Veracruz, uma cidade do México. “Ele foi vendido e comprado por cinco vezes. Seu quinto dono foi o Sargento Major Manuel Antonio San Juan Jaquez de Valverde”.

A partir daí, Dos Anjos descreve o percurso de José António. O artigo foi escrito com base num manual escolar de Quintard Taylors,professor de História na Universidade de Washington, que pode ser consultado aqui.

4 Comments:

Blogger M&S fla ma...

Memória da História...
memória esquecida...
História de todos nós...

5:50 da tarde  
Blogger M&S fla ma...

Memória da História...
memória esquecida...
História de todos nós...

5:50 da tarde  
Blogger Roberto Iza Valdes fla ma...

This breaks my heart.

12:44 da tarde  
Blogger Agentes fla ma...

Nós Agentes de Segurança Socioeducativo de Minas Gerais, Brasil, estamos enviando a "Voz do Agente" no endereço www.agentesocioeducativo.blogspot.com que é nossa ferramenta de luta para valorização da categoria e efetivação dos direitos humanos no sistema socioeducativo.
Mandamos um forte abraço.

1:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004