sexta-feira, outubro 13, 2006

Silêncio (V): politica para o audiovisual



A política governamental para o audiovisual para o cinema? Ninguém vê, ninguém escuta e ninguém fala disso. Simplesmente, porque nunca aconteceu. Está lá, bonitinho, no programa do Governo para 2001-2005…e mais nada.

O desenvolvimento e o bem-estar já não podem dispensar o que o audiovisual hoje põe ao serviço do homem. O Cinema, nesse campo, merece um olhar muito atento, não se descurando a necessidade de criação de um organismo, ligado ao Ministério da Cultura, que faça a promoção da criação cinematográfica, audiovisual e multimédia. Tratando-se de um fenómeno cujo impulso, em Cabo Verde, é ainda recente e exige avultados meios para investimento, o Governo da VII Legislatura estará atento à dinâmica nacional e à experiência transnacional no sentido de adoptar o modelo organizacional que melhor se adapte e que melhor sirva os interesses do País e nos potencie para novos mercados e novas plateias. Enquanto estivermos à procura desse modelo, o Governo não deixará de contribuir: para a formação dos produtores e dos artistas; para a criação, em joint-venture, de espaços de produção e divulgação do audiovisual; para o estímulo em matéria de incentivos, de legislação e de protecção da propriedade intelectual”.

Reparem que, apesar exaltar os benefícios do cinema para a (in) formação do homem cabo-verdiano, o actual Governo escuda-se na questão financeira para se alienar das suas responsabilidades nessa matéria – e fica “atento”, o que equivale a permanecer mudo, surdo e cego para qualquer iniciativa nos domínios do cinema e do audiovisual. O pior é que o programa do Governo enaltece a cultura como “alma da nação e factor de desenvolvimento”. Puro exercício de retórica, principalmente quando sublinha a necessidade de "criação" de um organismo para promover o cinema em Cabo Verde. Criar? E que tal reactivar?

Quanto mais leio este trecho do programa do Governo, mais penso que isto tudo me soa como um recado. Parece que os nossos governantes escreveram esta treta toda, como se eles não fossem também responsáveis pela concretização desta política.

Fotu:

2 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Atentemos ao iMargens,o ciclo de cinema lusófono que decorreu na Praia. Foi um fiasco,porque o Mi(ni)stério da Cultura e Câmara Municipal da Praia não assumiram os seus compromissos. A oportunidade foi desperdiçada e a próxima vez (que estava prevista),já era.
Pedro Cardoso

1:58 da tarde  
Blogger Gatabaia fla ma...

Há imagens que, efectivamente, valem mais que mil palavras. Tenho um carinho especial pelo teu blog, pela forma como nos mostras o mundo e a tua verdade. É pura.
Felicidades
Mantenhas

5:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004