terça-feira, maio 09, 2006

Uma frase infeliz

"As cantoras da pequena ilha de Cabo Verde disputam para suceder a Cesária Évora. Após dois anos de carreira, Mayra Andrade, nome pronunciado por todos, surge como a favorita". In MondoMix

De onde vem este apetite em "encontrar" uma sucessora para Cize? Além disso, é colocar nos ombros de uma jovem cantora, que hoje lança o seu primeiro disco, um desafio que ela própria pode não querer. A cada um, o seu próprio percurso, que deve valer por si.

Quando esta conceituada revista francesa diz que as cantoras cabo-verdianas estão a "disputar" pelo lugar de sucessora de Cize, dá uma ideia, a meu ver errada, de que, em termos de intérpretes, estamos amarrados a uma única voz. Explica-se: Cesária Évora é a bandeira da música cabo-verdiana no mundo, Europa particularmente. Mas uma publicação como a Mondomix, deve consultar outras fontes antes de soltar frases como esta.

11 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Acho que é tempo para encontrar uma revista para suceder a MondoMix...

12:15 da manhã  
Anonymous Anónimo fla ma...

Duas coisas rápidas:

1º parabéns pelo «regresso». esperemos que seja por mais vezes...

2º anda muita gente a escrever sobre cultura de Cabo Verde, sem perceber nada do assunto, ou então com segundas (e terceiras, e quartas) intenções, nomeadamente alimentar essa ridícula rivalidade entre Praia e Mindelo (Santiago e S. Vicente), como se isso interessasse para alguma coisa, como se o país se resumisse a duas ilhas. O último exemplo foi encontrado na wikpédia, uma enciclopédia digital, onde sobre a cultura de Cabo Verde se pode ler isto: «O Mindelo (São Vicente) é considerada por alguns nostálgicos, a capital cultural do país, mas a grande efervescência reside na ilha de Santiago, onde existem nuances culturais, ainda por explorar. O Carneval de Mindelo e a Festival de Música da Baía das Gatas são os mais melhores manifestações da cultura do Cabo Verde.» Seria necessário escrever com mais responsabilidade para não estarmos sujeitos a ler barbaridades como esta... O que lá está interessa para alguma coisa? É o mais importante? Para quê alimentar esse tipo de questões? Quem ganha com esta constante insistência em colocar a Praia contra o Mindelo (e vice-versa), quando a maioria da população nem sequer se identifica com essa guerra ridícula? Quem quiser ir a esta fonte, aqui fica o endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_Verde

6:06 da tarde  
Blogger Kamia fla ma...

Matilde de deus! Por onde andavas que nos deixaste orfãos de Lantuna?
Well, seja bem-vinda neste teu regresso.Vejo que voltaste com garra.
Quanto ao tema do post em sí, já disseste tudo.

2:45 da tarde  
Blogger menelik fla ma...

wikipedia is a user, reader, edited resource. there's an element of authority missing from it. but you can update that entry yourself and correct that unfortunate sensionalist who posted that erroneus message.

the look for the next, whatever, is a consequence of the commodification of our culture.

4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

nem ka infeliz... e um frase feito! komprod.. enkomendod.. diito d proposito pa surgi precisamente o k no ta li na el!.. axo k ka devia nem ser dod atencao.. visto k kem konxe kel revista sabe perfeitamente kual k ses intencoes!...ma mas xato e kond ta surgi prop kel d nos ta faze kuase o mesmo:

http://albatrozberdiano.blogspot.com/2006/05/navega.html

alguem podia explikam o k kess rapazz kris dze kes texto??

peace!

5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

0. Saravá, Matilde. Tu fazes mesmo falta. Tens peso e, que bom, ocupas espaço. É pa nu kebi...

1. Se alguém não gostou do meu post sobre a Mayra, esse alguém está no seu direito ou não estamos a curtir “esse negócio” da democracia. Aqui, e agora, todos podemos ser semelhantes, diferentes e indiferentes. Não há verdade, mas verdades. Eu, por exemplo, gosto muito, muitíssimo, da Mayra, do Tcheka, do Vasco, do Pantera, da Lura, da Isa Pereira, da Sara Andrade, do Mário Lúcio, do Bau e de tantos outros. Esse pessoal tem garra e talento. E sei que são a ponta do iceberg: muita coisa boa está submersa e qualquer dia o barco da medíocridade, qual Titanic, esbara-se no penedo. E vai ser bonito ver o efeito holístico desse caos.

2. Mayra é uma voz balsâmica, merecedora do meu apreço e de muito júblilo de quase todos que a escutam. Mais do que isso, é uma jovem inteligente que percebe onde entra a fala, o charme e o olhar. Alguém discorda? Pois está claro. No meu ver, nem os deuses são portadores de unanimidade. Ainda bem…

3. Gosto de suco de pitanga, estupidamente gelada. E todas as frutas serenadas, sejam as de polpas imaginárias, sejam as de texturas dunosas e longilínias como os desejos. O Djinho Barbosa, esse arauto, está Trás di Som. Sigamos o cherne, como diria o grande Alexandre O´Neill. Peace & love, malandragem!

6:31 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

komu n teni preguisa skrebi ma n kria fla kk kusa...

Mic Dax said...
Acho que é tempo para encontrar uma revista para suceder a MondoMix...

AyrabPirate said...
Interesting post,Nice Blog..:)

João said...
1º parabéns pelo «regresso». esperemos que seja por mais vezes...

ismenelik said to João...
wikipedia is a user, reader, edited resource. there's an element of authority missing from it. but you can update that entry yourself and correct that unfortunate sensionalist who posted that erroneus message.

songo

2:02 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Hello Blogger, I’m out surfing the web for the latest information on immunotec.com and noticed your nice site. Although Uma frase infeliz wasn’t exactly what I was looking for it certainly got my attention. Now I see why I found your page when I was looking for immunotec.com related information and I’m thrilled I found your web site even though its not a perfect match. Great Post, thanks for your informative site.

11:04 da manhã  
Anonymous Anónimo fla ma...

Continuei com a minha pesquisa e acho que encontrei uma sucessora para a revista "MondoMix": é "A Semana", que fala assim na entrevista com Dudu Araujo.

"Com a perda de Ildo Lobo, o Dudu Araújo é visto como um dos possíveis sucessores do falecido cantor. O que achas disso?"

Para ler a resposta do Dudu:
http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=17653

2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Hello Blogger, I’m just searching the web for the next big thing on com and noticed your great site. Although Uma frase infeliz wasn’t actually what I was looking for it DID get my attention and interest. I see now why I found your great
website when I was searching for com related information and I’m thankful I found your blogsite even though its not an exact match. Excellent Post, thanks for the read (It’s a keeper).

11:45 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Eu também acho uma estupidez estar a procurar sucessores para este ou aquele artista. Há dias li algures isto:
"Com a perda de Ildo Lobo, o Dudu Araújo é visto como um dos possíveis sucessores do falecido cantor. O que achas disso?"
E o DUDU respondeu:
"(...)eu não acredito que um cantor possa ser, de facto, sucessor de outro. Eu sou eu, e o Ildo é o Ildo Lobo. Ele faleceu, mas a sua música e a sua grande voz continuam connosco. Ele fez o que tinha a fazer e eu vou continuar também a fazer o meu trabalho, do jeito que sei."

Não se entende esta mania de estar a arranjar artistas que sucedam outros. Cada um tem o seu lugar

11:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004