terça-feira, março 07, 2006

Na feira de Lajedos


É sábado, o primeiro do mês, e há um movimento diferente na comunidade de Lajedos, em Santo Antão. É dia de feira de produtos locais. Legumes, frutas, enchidos, doces, licores, sumos naturais, pratos típicos, queijo de leite de cabra, quitutes da terra. Não há na ilha, e se calhar no país, uma feira igual à de Lajedos. Porque aqui, tudo é produzido e transformado pela própria comunidade. Mote para se dizer: terra boa esta!

Pode ser que alguém, acostumado à azáfama de mercados municipais como os do Mindelo ou da Praia, veja na feira de Lajedos um acontecimento menor. Ou então, pelo facto de ser um evento inédito na ilha, crie uma expectativa tal que saia dali com a sensação de que " esperava mais". É natural que se pense assim, até porque não é fácil, em um dia, medir o capital social de uma comunidade.

Mas a feira é mais do que um dia de exposição de produtos da terra. O certame, que já vai na quarta edição, é um desafio assumido por uma comunidade que muitas vezes tem receio de arriscar. À primeira vista, parece uma responsabilidade grande demais. Outras vezes, não têm certeza do real valor que os seus produtos possam ter para gentes de fora. Há meses em que há um movimento grande, em termos de número de expositores, e outros em que nem por isso.....LER MAIS
Desde 27/11/2004