domingo, dezembro 11, 2005

Desta forma, não!

Ocupação do Ilhéu? Sou contra! É a posição de Emanuel Charles de Oliveira, Monaya, em relação ao projecto de construção de uma infra-estrutura turística no Ilhéu de Santa Maria, na capital. Uma posição manifestada na edição do A Semana, lançada na sexta-feira. Monaya, professor e mergulhador, diz que aquele pedaço de terra, declarado reserva natural, deveria permanecer nosso, acessível a todos e não a quem “veste smoking e tem dinheiro no bolso”.

Um investimento de cerca de 50 milhões de dólares, assinado pelo magnata chinês David Chaw, que irá transformar um património natural e histórico-cultural num complexo turístico, com casino e hotel de luxo.

Este projecto para o ilhéu da Praia pode ser um perigoso precedente para a ocupação de outros espaços similares em Cabo Verde. Monaya diz então que, se calhar, também se pode pensar em fazer um cabaret no Ilhéu dos Pássaros…

É a lógica do interesse económico em detrimento da dimensão histórica e paisagística do Ilhéu, antigo entreposto de carvão, no século 19. Sobre esta matéria, escreveu Margarida Fontes, do blog Os Momentos: “Se, do ponto de vista económico mais puro, o interesse de David Chaw deve ser encarado como extremamente positivo, é de se lembrar que, do ponto de vista cultural, paisagístico e ambiental, o projecto exigiria um pouco mais de socialização a nível da opinião pública cabo-verdiana, da edilidade da Praia e dos vários segmentos políticos de Cabo Verde”.

Só que as nossas instituições não gostam muito de socializar os projectos que a nós dizem interesse. Os investimentos do magnata chinês David Shaw em Cabo Verde são bem-vindos. Mas somos a favor de parcerias que beneficiam Cabo Verde, como um todo, a não apenas a determinados grupos político-económicos.

7 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

O precedente ja tem consequencias ou, melhor dizendo, juntou-se a um outro nao menos pior: os exercicios militares da NATO,previstos para 2006 na Ilha do Fogo... Com todo seu impacto negativo sobre a ilha que detem 57% da flora endemica do arquipelago... As ilhas afortunadas que fomos e, precariamente, buscamos continuar a ser, caminham ao que parece, inevitavelmente se transformarem nas do desepero e de cada vez maior desigualdade...
Junto.me a ti Monaya amigo e condiscipulo e a todos que ainda clamam por um "Cabo Verde a medida das nossas ansias e desejos" ( Ovidio Martins, alguem ainda se lembra dele?)
Fausto do Rosario

1:04 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Penitencio- me pela omissao da palavra "para", seguinte a "inevitavelmente" e precedendo "se", e pela gralha ortografica verificada em "desespero" ( desepero no texto)

Fausto

1:13 da tarde  
Blogger Unknown fla ma...

eh so pa fla lantuna, me sta di parabens, di kel textu la sta ta kontisi um debati a seriu na email pa mobiliza povu pa fazi algum kusa. nes tera di nos tem monti kusa fazi na area social, ma guentis tem medu di agi. Inton pa kenha ki kre fazi algum kusa nu avansa. kenha ki kre fika na kasa ta odja tv, sta bom tambe. :-)

Tcheka djeu na lua xeia, oji ku manhan!

3:48 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

nu ka debi ser seletivu na kuze ki nu ta kritika. talves keli e mas flagranti pamodi paizaji en kauza e na Praia. ma ka nu skesi ma kuze ki nu erda di tuga e um arkipelagu destruidu ki na rekonstruson di storia ta fladu ma tera nunka foi verdi. mo Fausto fla, ten kazu di treinu di NATO; ten kazu di otel na ilha di Sal na praias ki tartaruga ta bai; y debi ten mutu mas kazu di neglijensia ku nos meiu ambienti. parsen es topiku ta denunsia un sertu prekonseitu sobri kuze ki nu ta konsidera bunitu na natureza. nu ka ta valuriza kel ke di nos. ker dizer, tera e bunitu e so ora ke sta mo europa.

2:56 da manhã  
Blogger Kamia fla ma...

Hey Matilde. Internet tem estado chata aqui para os meus lados e não estava a conseguir abrir a janela de comentários. Só agora te respondi lá no So Pa Fla.

Ivan, falou e disse. Progresso e desenvolvimento não são apenas prédios, condomínios de luxo e coisas do tipo.
E também estou contigo, Gafanhotu, há que começar a agir!

3:24 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Alma di terra"E'm ta junta ma tud ques qui e contra esse tipo de comportamento pa cabo verde,principalmente ,essa de treinamento da "nato" Cabo Verde e nos riqueza natural,tem mas meios de desenvolvimento qui ka e vende nem destrui u k'ta pertence nos povo.Ha poco tempos e'm oia um documentacao na tele,uns ilhas semi-virgem de pouco desenvolvimento moda Cabo Verde ,ques fase o mesmo tipo de treinamento ha uns 15 anos atras,teve mut explosao e testos de bombas ,hoje quel populacao e um povo destruido e k'tcheu problemas de saude incluindo varios tipos de cancer provocod pa radeoactivo,que f'ca no ar e na terra,tambe que minimiza mut riqueza marina daques ilhas. E'm f'ca triste conde e'm oia quel programa ,e'm penssa na CV e nos povo ,sera que esse tal treinamento de Nato pode traze conssequencas graves um dia pa nos terra e pa ses habitantes? Poia as vezes governo t t'ma decisoes sem penssa na conssequencas ou melhor nem sempre es ta penssa na bem de se populacao. Deus `e grande!!!

3:54 da manhã  
Anonymous Anónimo fla ma...

Sou conta!
Monaya estas a ser mais um grande difendedor do que é nosso o ilheù é p'ra todos exatamente como tu disses-te nao se pode fazer uma coisa que sò beneficiaria os do fatos e gravatas um parco natural é a idéia mais BOA q jà foi pensado em CV e o N.Marques faz muito bem a lutar com unhas e dentes em nao deixar que estas estruturas mostrosas e gigantescas venha a ser realizado, peço a todos que se jutem com o N.Marques, Monaya e ad'mais em nao deixar que se apoderem do que é nosso. Abraço a todos

9:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004