quinta-feira, novembro 17, 2005

Rivista di kriolu na Brazil

Deambulando pela net, acabo de bater à porta de Papia, revista de crioulos de base lexical ibérica, editada pelo Departamento de Linguística da Universidade de Brasília. O primeiro número saiu em 1990 e o último, n.º 13, em 2004.

Os artigos são escritos em Português e Espanhol, as duas línguas oficiais da revista. No início, os temas dos artigos cingiam-se aos crioulos de base lexical portuguesa e espanhola, mas ultimamente, os editores resolveram ampliar o campo de investigação.

“As línguas crioulas de base ibérica continuarão a ter um lugar privilegiado nas páginas de PAPIA, porém, não apenas elas. Doravante, poderão ser publicados textos sobre qualquer uma das situações mencionadas acima, de qualquer parte do mundo. Os textos poderão versar sobre qualquer aspecto das línguas em questão. Isso significa que, a despeito de se privilegiarem os aspectos linguísticos (semântico, sintácticos, morfológicos, fonológicos, lexicológicos e sociolinguísticos), textos que tratem de aspectos sociológicos, antropológicos, literários, folclóricos, e outros, das situações linguísticas em questão serão bem-vindos”, afirma Hildo Honório do Couto, organizador da revista.

O conteúdo da revista Papia não está disponível on-line, nem mesmo o índice. A excepção é o artigo Apontamentos sobre a poesia caboverdiana, de Amílcar Cabral , publicado pela primeira vez no Boletim de Propaganda e Informação III, n.º 28, de Janeiro de 1952.

No Departamento de Linguística, da Universidade de Brasília (UnB), a crioulística faz parte da linha de pesquisa sobre contacto de línguas e dialectos. “Isso já é bastante revelador da tendência actual nessa área de estudo. A cada dia que passa, a tendência é os crioulistas se aproximarem do que se vem chamando de contacto de línguas, de que pode resultar muito produto híbrido, inclusive os crioulos e pidgins. Todo e qualquer fenómeno que tenha a ver com contacto de línguas apresenta alguma afinidade com os pidgins e crioulos”, afirma Hildo Honório do Couto.

Além da revista Papia, a UnB disponibiliza na Internet um conjunto de materiais sobre os estudos crioulos, como artigos, provérbios, o Boletim de Estudos Crioulos, colóquios, livros, dissertações defendidas na Universidade, cursos de linguística e teses brasileiras sobre pidgins, crioulos e similares.
Desde 27/11/2004