quarta-feira, novembro 09, 2005

Catrêba: instrumento musical em desuso

"Uma placa de madeira rectangular, munida de uma roda dentada colocada numa saliência, feita na própria placa ou corpo, de onde sai uma lamela de madeira flexível. Esta roda é posta a girar por meio de um punho que a atravessa, vai roçar a pequena lamela que salta de um dente para o outro.

A catrêba existente em Cabo Verde veio de Portugal, onde tem o nome de rela, talvez por causa do som produzido relembrar o coaxar da rela, uma espécie de rã. Antigamente, em Cabo Verde, era muito utilizada nas festas de romaria, nomeadamente Páscoa e Pascoela, mais acentuadamente nas zonas de Corvo e Foontaínhas, em Sto. Antão, na quarta-feira da Semana Santa, que é chamada de “quarta-feira de tréba”.

Nas outras ilhas, encontra-se às vezes este instrumento como brinquedo de criança e sem o efeito ritual. Neste caso, a catrêba é feita de material de plástico e importada do estrangeiro. Este mesmo instrumento é equivocamente chamado em Santiago de matraca, cujo corpo é feito de cana de caniço e cuja roda é cabaça".

In Instrumentos Musicais de Cabo Verde, de Margarida Brito, edição do Instituto Camões, 1998
Desde 27/11/2004