terça-feira, novembro 01, 2005

Vista atrás das grades

Quem visita a Cidade de S. Filipe, no Fogo, acaba sempre por passar pela praça do Presídio. A vista para a Brava é uma das mais bonitas de Cabo Verde. É um lençol de água que se estende desde a Praia de Fonte Bila até a ilha Brava. O pôr-do-sol é uma visão!

Um regalo para os turistas, nacionais, residentes, mas que desde Maio são obrigados a contentar-se com uma espreitada através das grades!

A cerca foi colocada por altura das festas do município, em Maio, para criar um recinto para a feira popular - uma opção discutível, mas enfim...mas a grade, que começa por altura da Casa das bandeiras e termina depois da Praça, nunca mais foi retirada.

Desta forma, acabaram com o charme do Presídio - que assim , faz jus ao nome. É uma vista linda, mas atrás das grades, é um outdoor dos equívocos que os decisores políticos cometem para comprar sua paz de espírito. Dizem que a grade lá permanece para evitar que pessoas usem a encosta como latrina. Mas é desculpa de mau pagador: a equipa de saneamento da autarquia é que deve assumir que não tem capacidade de fiscalização para evitar esse tipo de situação.

O Presídio é um património do povo de S. Filipe e não deve ser gerido de maneira tão ligeira. Esquecem-se os senhores decisores políticos que o povo precisa de mais que pão e circo para viver...esquecem-se também que o Presídio é uma atracção turística. E se os moradores desta cidade não se importam com esta aberração, os turistas podem preferir ver o sol a morrer sem ser aos quadradinhos...

1 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Presidio e apenas um dos muitos nomes da extensa lista de crimes perpretados por Eugenio Veiga e seus pares contra o patrimonio arquitectonico de Sao Filipe; parafraseando Churchiil "poucas vezes tao poucos destruiram tanto": O sobrado ex-pensao de Pazinho transformado no maior mausoleu da cidade para gloria do seu propritario Djedje de Tutu; a autorizacao da construcao do restaurante seafood, estrutura de betao, vidro e aluminio, na zona historica dos sobrados, evidente prova de compadrio e favores politicos; a construcao do "sucupira" na zona historica de Cruz de Paz, hoje mais outro mausoleu e a pior vista que se pode ter da cidade de Sao Filipe quando se chega por aviao; a vedacao de arame farpado colocada junto ao busto do poeta maior da Ilha, Pedro Cardoso; a construcao de " uma coisa que ninguem sabe o que e" na entrada sul do Alto de Sao Pedro, com parcial destruicao dos restod da historica moradia de Armand Montrond; o estado de criminosa degradacao da rampa historica de acesso a Praia de Fonte Vila e, sem concluir a lista, quem autorizou o hotel Xaguate a se apossar dos historicos canhoes junto ao fortim ex- prisao de Sao Filipe- Cedidos, vendidos ou simplesmente apanhados? Seja qual for que tenha sido a modalidade o patrimonio e publico e exige-se a sua devolucao.

1:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004