segunda-feira, novembro 07, 2005

iMargens em Dezembro

Cabo Verde acolhe, de 2 a 11 de Dezembro, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Países de Língua Portuguesa. A primeiríssima edição do iMARgens terá como palco a cidade da Praia. O iMargens é uma parceria entre o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), a RTP, o Instituto do Cinema, Audiovisual e Media de Portugal (ICAM) e a LX Filmes. O festival esteve agendado para Agosto, mas acabou por ser adiado.

Ainda não há muitos detalhes, mas do projecto original sabe-se que será um festival de competição, em três categorias: ficção, documentário e animação. Em princípio, devem atribuir cinco prémios, nomeadamente melhor longa-metragem, melhor documentário, melhor revelação, melhor curta-metragem e prémio do público. A produtora LX Filmes já seleccionou os filmes e documentários que irão fazer o cartaz do certame. São 26 produções, de autores de língua portuguesa. Há pelo menos seis filmes sobre Cabo Verde, de realizadores nossos e de além fronteiras.

É no iMargens que Júlio Silvão irá estrear o seu primeiro documentário, Batuque: a Alma do Povo. Trata-se de uma produção no âmbito do Africa Doc, e que faz um recorte sobre a entrega de um povo ao calor e ao ritmo da tchabeta e do finaçon. O artista plástico Mito, por seu turno, participa no Festival com o doc & Mendes. Trata-se de um registo cru de um encontro, em Luanda, entre os Mendes Brothers e Boy G Mendes. Este está interessado em conhecer os ritmos típicos da ilha do Brucan e a dupla de irmãos foguenses vão entoado canções e ritmos, com batidas tiradas no violão ou na tampa da mesa. E a conversa flui, espontânea.

Lantuna cita também a participação do brasileiro Márcio Câmara, com o filme
Rua da Escadinha 162. Câmara esteve em Cabo Verde, no ano passado, a gravar o documentário, Identidades em Trânsito, parte integrante da dissertação da mulher Daniele Ellery, sobre a os quadros profissionais formados no Brasil, entre os quais cabo-verdianos. O filme será editado em Dezembro.

Além disso, regista-se a participação de de Zézé Gambôa, com o filme O Herói, e de A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso. O cabo-verdiano Guenny Pires traz o seu The Jorney of Cape Verde.

1 Comments:

Blogger Kamia fla ma...

Excelente noticia! Nu ta fica ta spera calendário di fistival.

6:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004