terça-feira, novembro 01, 2005

Teatro para rir e aprender

Fotu di João Barbosa
A Invasão do Lixo é uma das mais interessantes peças infantis já vistas em Cabo Verde. Longe do estereótipo “peça infantil”, é uma obra que diverte e educa pequenos e graúdos. Além do texto, divertido e bem mindelense, há que ressaltar a beleza dos figurinos. O da Dona Lixo, feito de material reciclável, é uma epopeia de tampinhas de garrafa, papeis, embalagens, pedaços de tecido e outras preciosidades descartáveis.

O espectáculo do Teatro Infantil do Mindelo resulta de uma ideia original da equipa de saneamento da Câmara Municipal do Mindelo: fazer uma peça sobre a problemática do lixo e do meio ambiente para crianças. A trupe teatral resolveu dar a volta à ideia. “Ao invés de fazer aqueles apelos, dizer às crianças para não deitarem lixo no chão, resolvemos criar uma peça com uma história que acaba por ter a mesma eficácia”, explica Elisabete Gonçalves, coordenadora do TIM.

É assim que nasce a história da Dona Lixo, apaixonada pelo Sr. Vento. Mesmo sem ser correspondida, quando os dois se cruzam e resolvem dançar, a cidade é inundada de lixo. Mas o triângulo amoroso não ficaria completo sem os suspiros de amor do Sr. Contentor, que deseja casar-se com D. Lixo. A partir deste história, conduzida por um menino engajado na limpeza da cidade, acaba-se por passar a clássica mensagem de “ka bu deta lixu na txon, etc,etc…”. Mas de uma maneira leve e bem divertida. Palavra de quem já assistiu e riu a bandeiras despregadas que nem criança…

E agora, é a vez de mais de 2.500 crianças de todas as escolas do ensino básico e integrado de S. Vicente. Desde ontem e até ao dia 4, o TIM apresenta A Invasão do Lixo, de manhã e à tarde no Centro Cultural do Mindelo. Como bem frisou o sitio do Mindelact na net, “mais uma vez se destaca este importante trabalho de cultivar o gosto pelas artes cénicas desde a tenra idade. Para que o público não seja um problema no futuro”.

Esta série de apresentações só é possível graças à parceria que o grupo TIM fez com a Delegação do Ministério de Educação e Valorização dos Recursos Humanos e conta com o apoio do Centro Cultural do Mindelo e com o Centro Cultural Português / ICA.

Com Mindelact
Desde 27/11/2004