sexta-feira, fevereiro 03, 2006

AfricaDoc: inscrições até 17

Três anos depois do arranque do projecto África Doc, a organização constata uma lacuna: um serviço de acompanhado pós-formação. Sinal disso, pelo menos em Cabo Verde, é o facto de, até agora, apenas um formando ter já estreado o seu documentário. Batuque, a alma do povo, de Júlio Silvão.

Dos formandos de 2004, ainda não há sinal, se bem que uma produção dessa natureza leve cerca de dois anos a estar concluída. Isto em países com estruturas de produção sustentáveis. Mas no caso de África, e concretamente de países francófonos e lusófonos, que são a esfera de actuação do AfricaDOC, essas estruturas são frágeis e há casos em que são mesmo inexistentes.

“Por essa razão, os participantes ficam muito dependentes da continuidade do apoio que o ÁfricaDOC possa dar, como por exemplo o seguimento do apoio pedagógico, o aconselhamento às estratégias de produção, a divulgação de informação sobre possibilidades de financiamento ou o estabelecimento de “pontes” com potenciais interlocutores entre outras”, reconhece a organização do projecto de formação em cinema documental dirigido a realizadores e produtores da África lusófona e francófona.

Um dos objectivos estratégicos do Africa DOC para 2006 é criar um serviço de acompanhamento pós-formação para produtores e realizadores , para evitar a paralisação de projectos. Nesse sentido, o site do programa irá ganhar em interactividade para servir de “placa giratória de informação” para os participantes. Por outro lado, será criado um grupo de consultoria para garantir assessoria técnica aos projectos na fase de produção.

Para este ano, o número de participantes no programa em língua portuguesa é restrito, apenas oito. Serão aceites candidaturas entregues até ao dia 17 deste mês. Os oito contemplados dos PALOP irão passar por três sessões de formação. As duas primeiras, dedicadas ao desenvolvimento dos projectos, terão lugar em Lisboa, de 27 a 31 de Março, e na Ilha de Gorée, no Senegal, em finais de Abril. Finalmente, de 4 a 7 de Maio, ainda em Gorée, terá lugar o fórum de co-produção.

1 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Olá pessoal, este vosso blog é espectacular! Gostaria de compartilhar convosco dois blogs que são o máximo! Um é uma homenagem às mulheres do mundo inteiro, super sexy! O outro está carregadinho de notícias sobre Portugal!
www.amar-ela.blogspot.com
www.portugalalive.blogspot.com

12:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004