sexta-feira, fevereiro 24, 2006

O (kon) tributo de T.V. da Silva

Tomé Varela lança no mercado uma nova obra: Kontributu pa libertason y dizenvolvimentu. Um volume de 480 páginas que acolhe 23 textos que Tomé Varela da Silva escreveu desde os anos 80 até 2004. São comunicações para encontros sobre lingua, cultura e religiosidade do cabo-verdiano.

O título da obra expõe o significado desta obra: o autor quis desta forma prestar um tributo a Cabo Verde nos 30 anos da independencia nacional e, ao mesmo tempo, contribuir para o estudo e a promoção da lingua cabo-verdiana, enquanto património cultural.

Kontributo pa libertason y dezenvolvimento….na palavra libertação, está contida a ideia de alienação: Tome Varela propõe o conhecimento e valorização de todo o património cultural cabo-verdiano, e da lingua materna em particular, como forma de libertação.

O livru Kontributu pa libertason y dizenvolvimentu não vai ter um lançamento oficial, por objecção do próprio autor que, entretanto, está aberto a eventuais convites de escolas ou mesmo estudantes para um debate aberto sobre esta nova obra.

Entrelinhas sugere a leitura da obra também por ser uma fonte de informações sobre alguns personagens da música cabo-verdiana, nomeadamente Sérgio Frusoni, Nasia Gomi, Eugénio Tavares e Katxás.

Algumas palavras sobre o autor: Tomé Varela da Silva, natural de São Lourenço dos Orgãos, 55 anos, é lincenciado em filosofia e é técnico di insituto de investigação e patrimonio cultural. Kontributu pa libertason y dizenvolvimentu é a 14ª obra de Tomé, cuja bibliografia conta com seis obras de poesia e outras tantas sobre tradições orais, incluindo livros sobre as cantadeiras Nácia Gomi, Guida Mendi e Bibinha Cabral. Tomé Varela da Silva tem ainda um livro de ficção, Natal y kontus, publicado 1988, pelo instituto cabo-verdiano do livro.
Desde 27/11/2004