Konfison na Finata

Uma obra poética que começa por expor um poema longo, dividido em 45 partes, a que o autor chama de finatas – um simbiose de serenata com finason. Na segunda parte, a obra contém outros poemas, nomeadamente uma ode a Santa Catarina e um konbersu Sabi, género poético típico de Santiago, que expõe tradições desta ilha em forma de versos rimados.
As 45 finatas desta obra de Kaká Barbosa são um hino à nação cabo-verdiana, uma odisseia do cabo-verdiano, desde a descoberta das ilhas, a formação do povo, da língua e da cultura cabo-verdiana, com todos os seus elementos de identidade, até aos dias de hoje.
No lançamento da obra, Kaká Barbosa chegou a dizer que Konfison na Finata é um livro para gerações futuras. Uma obra de vanguarda? Só poderá concordar, ou não, quem ler o livro.
Sobre o autor, vale dizer que Kaka Barbosa nasceu em S. Vicente, filho de pais foguenses, e cresceu na Assomada, a cidade que elege como terra mãe. Reconhecido músico e compositor, Barbosa é poeta e escritor, com obras publicadas em crioulo, nomeadamente Vinti Xintidu Letradu na Kriolu, Son di Virason e Konfison na Finata. Em português, publicou Chão Terra Mai Amo e ainda Cântico às tradições, uma colectânea de contos tradicionais.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Volta pa Lantuna