terça-feira, março 07, 2006

Impugnar pode ser sinónimo de explodir?

Paladron di fotu: Mindelact
Numa altura em que muita gente equaciona o equilíbrio de tal questão, é de se olhar, com merecida atenção, a peça O Doido e a Morte, do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (GTCCPM). O texto original do dramaturgo português Raul Brandão cai que nem uma luva nesta época de impugnações e/ou enganações.

Um milionário resolve instalar uma bomba relógio no escritório de um político mamador, preguiçoso e arrogante. Mais do que um protesto (também sinónimo de impugnação), é um acto de loucura contra uma forma de fazer política, em que um cargo político é visto como via de progressão na conta bancária e no status quo.

A peça fascinou o encenador João Branco, pela sua actualidade e pelas características do texto, seco e implacável, segundo palavras do mesmo. Depois do click inicial, e após um par de meses de montagem e ensaios, a 37ª produção desta companhia estreou em Fevereiro, no pátio do Centro Cultural do Mindelo (CCM). No pátio, com capacidade de cerca de 50 cadeiras, e não no palco convencional, com cerca de 200 lugares – e sem falar em outras estruturas, como som e luz.

Questionado sobre esta opção, Branco diz que não é de foro artístico e sim financeiro. E pouca gente teve a oportunidade de assistir ao espectáculo, dado que no pátio há lugar para cerca de 50 cadeiras, mais coisa, menos coisa. Mesmo assim, funcionou bem, particularmente o facto de os actores nunca saírem realmente de cena, ficando sentados ao lado do público. E há que registar igualmente o jogo de luzes que projecta imagens distorcidas dos personagens na parede, num espectáculo expressionista, onde os personagens parecem caricaturas, muitas vezes beirando o grotesco.

Impugnar pode ser sinónimo de explodir? Pode ser que sim, se a impugnação tiver como mote a sede pelo poder. E não, se for motivado por questionamentos válidos na forma de se fazer e estar na política e no poder.

Quem está na capital, pode assistir a esta farsa existencial no Centro Cultural Português da Praia, neste Março Mês do Teatro.

1 Comments:

Blogger Mário Vaz Almeida fla ma...

Uma peça destas já merecia o Auditório Nacional. Mesmo que näo encha. É contemporàneo e, parece-me uma bela metáfora para os tempos que vivemos: o triunfo do terrorismo e da arrogància.
Gostaria, claro, de poder estar comodamente sentado a vê-lo.

10:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004