sexta-feira, março 31, 2006

Eva


Eva é o nome do novo romance de Germano Almeida. A obra, editada pela Caminho, será lançada a 5 de Abril, em Lisboa, por ocasião do 10º aniversário do início das emissões regulares da RDP-África. A apresentação da obra, a cargo da jornalista Leonor Xavier, terá lugar no auditório da Fundação Cidade de Lisboa, no Campo Grande.

Uma mulher e três homens constituem o núcleo duro deste novo romance de Germano Almeida. A história arranca nos anos 60, em Lisboa, transfere-se para Cabo Verde após a independência e termina em Lisboa numa longa investigação às origens.

Que motor impulsiona estes personagens? “O que move estes homens é a paixão por Eva, a busca tenaz e persistente que cada um deles desenvolve para a fechar na sua própria teia. Mas qual o motor que faz mover Eva? Isso, em última instância, não saberemos nunca. Não o sabe o próprio autor, que nos dá neste livro um dos mais fascinantes personagens da sua já longa e bem povoada galeria de retratos”, anuncia a Editorial Caminho, no seu site.

Germano Almeida nasceu na ilha da Boavista, Cabo Verde, em 1945. Aos 18 anos deslocou-se para Lisboa, onde se licenciou em Direito na Universidade Clássica. Exerce actualmente a advocacia em São Vicente. Tem um antigo gosto pelo jornalismo e pela literatura, sendo co-fundador da revista Ponto & Vírgula, do jornal Aguaviva, de que é co-proprietário e director, e da Ilhéu Editora, além de colaborador do diário Público.

Autor que retrata a vida pública e privada cabo-verdiana através da ironia e da sátira, Germano Almeida tem mais de uma dezena de livros publicados, o mais conhecido dos quais será O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, lançado em 1991.

Foto: Adan & Eva, de Luís Fitch
Desde 27/11/2004