segunda-feira, maio 22, 2006

As Badias



Um ensaio do arquiteto Pedro Gregório, sobre as badias. Um trabalho feito em 1957, publicado um ano depois no Suplemento Cultural, primeira edição. Obrigado ao Pedra Bika pelas imagens...

10 Comments:

Anonymous Abraao fla ma...

bonitas imagens! sao uma reliquia sem duvida§ onde se as podem ver!?

11:10 da manhã  
Blogger Matilde fla ma...

Olha, Ab., estão na residência de uma pessoa amiga...M.

11:17 da manhã  
Blogger J.Faria fla ma...

Olá a todos e desculpem a invasão, mas não posso deixar de dizer umas coisinhas!Lá vão já 30 anos de independência! Ena pá! Quem diria Cabo Verde é um país viável! Acima de tudo ainda consegue produzir figuras de porte internacional: Cesária Évora, Germano Almeida, Tito Paris, Herminia e e e e.... a sustentar esse desenvolvimento formidável sem duvida uma elite intelectual que vem desde os tempos coloniais e se foi reforçando com grande pensadores ao longo desses anos. Posto isso, então não entendo eu por que raio se deixam vender da forma como se está fazendo nesse tal “Nha terra Nha Cretcheu”, lindas imagens, sem duvida, igual hipocrisia, igual desrespeito pelos que suponho não têm uma vida tão fácil, tão colorida. Parece um programa feito por encomenda de alguém que se quer manter no sonho de um pais perfeito, na fantasia de que o futuro é uma reserva cor de rosa para o pais. Frases como: “Mindelo é uma ilha dominada por europeus” ou” particularidades culturais que se podem encontrar sempre nos locais geridos por europeus”. Cabo Verde é ou não um pais livre e democrático? Pus-me a pesquisa na net. Encontrei várias coisas interessantes, inclusive um blog dos tipos que fazem o programa, mentalidade “tuga” até ao tutano(deixo á vossa curiosidade a procura desse blog) e meu pasmo vem do facto de não ter encontado em nenhum jornal online, em nenhuma página ou blog de cabo-verdianos uma critica séria ao tema! Será que os caboverdianos têm medo de alguma forma de repressão???quem são os tipos e como foram parar a Cabo Verde??? Então pus-me no search à procura de jornais e páginas cabo-verdianas, encontrei imensas coisas interessantes inclusive inúmeros blogs, alguns muito muito curiosos, apartir de uns fui tendo acesso a outros e agora não vou perder contacto com essa terra sabi. Contudo nas páginas/blogs todo mundo bla bla bla bla voltas e voltas e mais massagens ao ego entre muitas informações uteis e logo adoptar uma atitude critica respeitoa repeito da falta de respeito desfarçada com que se trata o povo caboverdiano no cartão postal de Nha terra nha crectheu!! Eu como português fiz voluntariado em 94/95 e 96 em Santiago e Fogo, de facto gostei, mas ao mesmo tempo trabalhei com a população mais carenciada do interior dessas ilhas e muito recentemente estive aí e a situação não é muito melhor, daqui de Viena, onde vivo actualmente, apanhei o programa por acaso na RTp int., agora tento ver o programa sempre que posso, mas tenho sempre a impressão de ser propaganda política de muito mau gosto numa democracia! Beijos e abraços a todos e desculpem lá a invasão ....
João Faria Guerra: joo_guerra@yahoo.co.uk

10:14 da manhã  
Blogger Marco fla ma...

A primeira vez que ouvi falar nos badios, foi através de um amigo cabo-verdiano. Lembro-me de ele ter dito que eles eram agressivos e puxavam da faca nas discussões.

Claro que não faço ideia se esta descrição corresponde à realidade ou se é fruto de preconceitos.

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Quem percebe de televisão saberá que um magazine, um documentário e um programa de informação diária têm linguagens diferentes. Estranho, por isso a falta de capacidade para entender o programa Nha Terra Nha Cretcheu, tem como objectivo claro mostrar o lado bonito de Cabo Verde, promover o orgulho da nação criola. Não significa que não haja um lado negativo, mas esse é retratado diariamente na informação da TCV.
Se os criticos do programa não acharem suficiente, podem sempre levar a cabo uma realização audiovisual que mostre a pobreza, a miséria e as "desgraças de Cabo Verde"- é legitimo.
Tanto se fala do programa Nha Terra. Nha Cretecheu, mas nada se diz da falta de qualidade da informação diária da nossa televisão pública- essa sim paga com os dinheiros dos contribuintes e com grandes falhas técnicas e humanas.
Quem critica os jornalistas portugueses que abriram os olhos sobre o nosso país e nos mostram aquilo que já não conseguimos ver, tal é a nossa visão negativista, é porque não está atento à forma como os jornalistas da TCV nos informam sobre Cabo Verde- muitas vezes com grande falta de profissionalismo.
Penso que os intervenientes do programa Nha Terra só têm de sestar felizes com a qualidade deste projecto e com a publicidade (positiva, ou não) que ele tem merecido.

4:58 da tarde  
Blogger Kafé Roceiro fla ma...

Gostei muito do seu blog. Convido-te para ir lá na roça comer um pão-de-queijo com um café passado na hora! Se gostares e tiveres interesse é só dizer, pois terei prazer em linká-lo no Kafé. E ficaria feliz em ser linkado aqui na sua casa também!
Kafé Roceiro (Brasil) – Blog de humor, cinema, piadas, charges, citações e muita mulher bonita!

7:25 da tarde  
Anonymous Abraao Vicente fla ma...

Nha Terra nha Cretcheu faz um trabalho diferente, bem feito, independentemente dos olhares é de louvar o excelente trabalho levado a cabo pelos profissionais que o realizam o resto sao estórias.Cada programa com a sua abordagem.
Abraao Vicente

11:18 da manhã  
Anonymous Silvino Évora fla ma...

Olá Matilde:
Embora o teu blog tenha perdido o ritmo de outrora, ainda venho aqui ver se encontro coisas novas.
Guardo esperança de que o ritmo de outros tempos venha a ser recuperado e que Lantuna "volta ta daganha na menti de muitos qui ta dispsndi algum tempo à procura di cultura na Net".

9:55 da manhã  
Blogger pvnam fla ma...

[mini-spam]

O Diagnóstico da Situação é Óbvio:

PONTO Nº1:
--- A Comunicação Social europeia propagandeia aos 'sete ventos' que a imigração é necessária para resolver o Problema Demográfico Europeu... e, assim sendo,... a imigração vai assegurar a Sustentabilidade do Sistema de Segurança Social...
--- Ora, qualquer Povo do Planeta... com UM MÍNIMO de 'coluna vertebral'... JAMAIS aceitaria que viessem outros de fora... para resolver o Problema Demográfico... ou para assegurar o pagamento das Pensões de Reforma......
--- A realidade 'nua e crua' é óbvia: a Europa está sob o domínio de um MONTE DE BANDALHOS ( vulgo Parasita Branco -> a Maioria do europeus ) que pretendem andar no Planeta a Curtir o MAIOR FESTIM PARASITA da História da Humanidade!!!
--- De facto, a Parasitagem Branca (a Maioria dos europeus) pretende andar no Planeta a Curtir:
-1- abundância de mão-de-obra Servil...... APESAR DE... a Parasitagem Branca nem sequer constituir uma Sociedade aonde se procede à Renovação Demográfica!
-2- a existência de alguém que pague as Pensões de Reforma...... APESAR DE... a Parasitagem Branca nem sequer constituir uma Sociedade aonde se procede à Renovação Demográfica!


PONTO Nº2:
--- Existem Predadores Insaciáveis que estão numa ‘CORRIDA DEMOGRÁFICA’ pelo controlo da Europa!... [ Exemplos: Os Africanos, os Mestiços, os Árabes,... --->>> nota: existem excepções à regra -> pessoas de Boa Vontade... ].
--- Medidas de Incentivo à Natalidade não levam a lado nenhum!... Pois... tendo em vista os seus objectivos de Longo Prazo... a reacção dos Predadores Insaciáveis irá ser a seguinte: eles vão aumentar ainda mais a sua Taxa de Natalidade [ Um exemplo: existem franceses – de origem Árabe – com 10 (e mais) filhos... para aproveitarem as Medidas de Incentivo à Natalidade do Estado Francês ].
-> NOTA: Os Predadores Insaciáveis são de uma INTOLERÂNCIA TOTAL para com a existência de Espaços de Reserva Natural de Povos Nativos... pois... eles pretendem ter o caminho livre para Ocuparem e Dominarem novos territórios.


PONTO Nº3:
--- Como os Nativos Europeus são economicamente pouco rentáveis [ possuem uma Taxa de Natalidade muito baixa ]... os Capitalistas Selvagens estão interessados em que... se proceda à SUBSTITUIÇÃO POPULACIONAL dos autóctones... por... Povos economicamente mais rentáveis...
--- Ora, tal como aconteceu na América do Norte, ao mesmo tempo que vendiam ( clandestinamente ) armas aos autóctones... os Capitalistas Selvagens forneciam armas mais sofisticadas... aos Povos Colonizadores e às Forças Militares e Policiais [ infestadas de Mercenários... que trabalham para quem lhes pagar mais... ].
---> Portanto, como é óbvio, quando o Sistema Democrático entrar em Colapso... o Poder vai cair nas mãos dos Capitalistas Selvagens [com os seus Mercenários]... e... dos Povos Colonizadores...
-> CONCLUSÃO ÓBVIA: É Urgente reivindicar o LEGÍTIMO Direito ao Separatismo... antes de... o Sistema entrar em Colapso...


PONTO Nº4:
--- Os OTÁRIOS que abram os olhos!!!
--- Os Movimentos Nacionalistas são é para GENTE PARVA!!!
--- De facto, a estratégia de muitos 'Nacionalistas de Referência' [agentes infiltrados...] é óbvia --> GANHAR TEMPO...
--- Na realidade, existem 'Nacionalistas de Referência' [agentes infiltrados...] que vão produzindo 'toneladas' de CONVERSA DA TRETA - para que os OTÁRIOS (já há várias Décadas) se mantenham entretidos numa guerra contra 'Moinhos de Vento' - ... enquanto... a Identidade Europeia vai se degradando cada vez mais ano após ano.


»»» CONCLUSÃO FINAL ÓBVIA: ---> ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS... para que, a LONGO PRAZO, os Nativos Europeus possam ter o SEU Espaço no Planeta... o caminho a seguir só pode ser:
-1- Combater o Fundamentalismo Racista!
-2- Combater o Fundamentalismo Anti-Racista!
-3- Combater a Ditadura da Parasitagem Branca (a Maioria dos europeus)!
-4- Reivindicar o LEGÍTIMO Direito ao Separatismo!
SEPARATISMO-50
[ A constituição de Espaços Reserva Natural de Povos Nativos ]

8:59 da tarde  
Blogger isabel victor fla ma...

Gostei imenso deste blog e dos outros sítios aqui lincados.

Vim recentemente de São Vicente, Mindelo e voltarei (assim espero). O que aqui li é de enorme actualidade. As visões sobre a arte, cultura e património em CV merece um olhar crítico e discussões alargadas com os jovens cabo-verdianos (com o futuro de CV). Muito interessante ...

Abraço

Isabel Victor

9:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004