quinta-feira, outubro 19, 2006

Silêncios (VI): Mi(ni)stério da Cultura



Confesso que esperava para ontem, dia Nacional da Cultura, o anúncio do novo Ministro da Cultura. Mas o primeiro-ministro, José Maria Neves, não aproveitou a ocasião para esclarecer o que já é um grande mistério. Até agora, só especulações, algumas com rasgos de coscuvilhice, e nada de um debate sério. Pior: nada de pressão por parte da “comunidade artística”.

Meus senhores: se fosse o Ministério das Finanças, da Saúde ou da Justiça, o Governo demoraria tanto tempo assim para se decidir? Estamos há um mês e meio nesta expectativa. Recordo que, no dia 8 de Setembro último, o site do Governo publicava uma notícia em que garantia o seguinte:

A sua substituição (de Manuel Veiga) só terá lugar daqui a duas semanas, e José Maria Neves deu a entender que o nome do novo titular já está escolhido, faltando apenas os contactos necessários para a sua substituição, designadamente a comunicação ao Presidente da República que irá ausentar-se do país durante uma semana”. Até agora, nada.

Qual é a real importância que o Governo de Cabo Verde dá ao sector da Cultura? Porque os agentes culturais não fazem pressão para que se saia deste impasse? Ou será que este país não precisa de um responsável político para o sector da cultura?

Mais: será que o titular já foi escolhido ou José Maria Neves ainda está à procura do substituto de Manuel Veiga? Será que, à semelhança do que se passa com a Televisão de Cabo Verde, ninguém quer dar o corpo ao manifesto?

Fotu: "At the MoMa", de Miguel Mealha

1 Comments:

Blogger Matilde fla ma...

Um aviso aos anónimos-navegantes: antes de mais, obrigada pela visita. Os seus comentários são enviados automaticamente para o email especificado no perfil. POr uma questão de coerência, não respondo aos comentários de anónimos não identificados. Gosto de dialogar com pessoas, jamais com espectros. Mas, se indicar um email, terei o prazer de responder. Um abraço, Matilde Dias.

1:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004