segunda-feira, janeiro 17, 2005

Mindelo de outrora

O fotógrafo caboverdiano Jorge Martins, radicado em Portugal, tem um acervo de mais de 800 fotografias sobre a Cidade do Mindelo no século 20. São imagens capatadas por fotógrafos profissionais e anónimos e que mostram um Mindelo de outrora. As fotografias serão publicadas num livro sobre a Cidade do Porto Grande mas antes, poderão ser apreciadas numa exposição a inaugurar no dia 22, no Mindelo.

São imagens do quotidiano, com gente anónima, mas também de eventos que marcaram Mindelo. Como a chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabral à cidade. “São fotografias de grande proximidade, feitas por quem foi responsável pela recepção deles em S. Vicente. Inclusivamente, dizem que as primeiras palavras de Sacadura Cabral quando desembarcou foi ‘dêem-me um cigarro” e a resposta que levou foi ‘não fumo”, revela Jorge Martins.

Há também uma fotografia tirada por um amador, Raul Ribeiro, durante a terrível fome de 1947. É a imagem de uma mulher descalça, sentada no chão, perto de um mercado. O registo de uma época carregada de simbolismo para a caboverdianidade. Cerca de 80 fotografias poderão ser vistas numa exposição a inaugurar a partir de 22 de janeiro, no Mindelo.

A partir de uma reportagem de Marco Rocha (TCV)
Desde 27/11/2004