terça-feira, janeiro 25, 2005

Sociedade de Autores: adiada para Fevereiro

A Assembleia Geral para a criação da Sociedade de Autores Cabo-verdianos, prevista para este sábado, foi adiada mais uma vez. Segundo a comissão organizadora, "a comunicação social não tem ajudado na divulgação, que é fundamental para sensibilizar os autores espalhados por todos os concelhos e até na diáspora", justifica David Hopffer Almada, presidente da Comissão. Parece que até agora, não se conseguiu reunir um número representativo de autores, por isso a Assembleia foi adiada para 19 de Fevereiro, na Praia.

A Comissão também enfrenta problemas financeiros. Funciona graças a um patrocínio do Ministério da Cultura. Mas há um outro obstáculo. "Há muita gente de produz mas ignora que é um criador. Pensam que os direitos autorais abrangem só artistas", revela Daniel Spencer, outro membro da Comissão. A Lei de direitos autorais abrange obras de natureza literária, artística e científica.

Desde 1988, com o primeiro encontro de música de Cabo Verde, que se perspectiva a criação de uma sociedade de autores crioulos. Uma entidade fundamental para proteger as obras e combater a pirataria. A Lei de Direitos Autoriais, em vigor desde 1990, está a ser actualizada. Mas sem uma sociedade de autores não poderá proteger os criadores.

Os autores podem inscrever-se no Palácio da Cultura, na Praia, e nos demais concelhos, nas Câmaras Municipais.
Desde 27/11/2004