sábado, julho 16, 2005

Insulamento e tragédia

Lantuna tem o prazer de publicar mais um artigo de Rubens Pereira dos Santos, professor da Universidade Estadual Paulista e Prof. Visitante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Lecciona literaturas africanas de língua portuguesa, tendo como centro a literatura cabo-verdiana.

Dos Santos escolheu como tema da tese de doutoramento, duas obras centradas sobre a tragédia da seca, escritas por dois grandes escritores: o cabo-verdiano Manuel Lopes (1907-2005) e o brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953). A tese, intitulada de "Vidas Secas e Os flagelados do vento leste:insulamento e tragédia", foi defendida em 1995. Aqui, o professor sugere a publicação de um excerto.

Graciliano Ramos nasceu no sertão do Alagoas, Estado do nordeste brasileiro. Escritor, jornalista e político, foi preso em 1936, sob a acusação de ser comunista. Escreve Vidas Secas em 1938, um romance sobre as agruras de uma família nordestina durante duas secas terríveis, nos anos 30.

Manuel Lopes, o último dos claridosos, escreveu Os Flagelados do Vento Leste, sua obra mais celebrada, em 196o. O romance foi adaptado para o cinema em 1987 pelo realizador português António Faria, com produção de António da Cunha Telles. O livro denúncia a tragédia da seca na ilha de Sto. Antão.

LER O ARTIGO
Desde 27/11/2004