terça-feira, junho 21, 2005

Audições abertas para A Ilha dos Escravos


Estão abertas as inscrições para a selecção de actores e figurantes para o filme A Ilha dos Escravos, cujas filmagens começam em Outubro. A longa-metragem é realizada por Francisco Manso, o director de O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, adaptação do romance homónimo de Germano Almeida.

A audição está marcada para a próxima segunda-feira, dia 27. Os interessados poderão inscrever-se até as 16 horas desta sexta-feira, no Centro Cultural Português da Praia. Os produtores, Ana Costa e Cinemate, procuram actores e actrizes, de todas as idades e com experiência profissional. As inscrições também estão abertas para figurantes de ambos os sexos.

“A Ilha dos escravos” é um filme baseado no romance “O escravo”, escrito em 1856 pelo português de Evaristo de Almeida, que passou parte de sua vida em Cabo Verde. O filme é uma adaptação livre deste romance, mas fica o essencial: a trágica história de amor entre um escravo e a sua senhora mestiça.

O filme situa-se na primeira metade do século 19 e será filmado em Santiago de Cabo Verde, Alagoas no Brasil e em Lisboa. “A ilha dos Escravos” tem o seu núcleo histórico centrado no levantamento de tropas na Praia, promovido por oficiais portugueses desterrados no arquipélago depois da derrota do Infante D. Miguel, na guerra civil. Para tornar a situação mais explosiva, junta-se ao enredo uma revolta de escravos. Paralelamente, há o desenrolar de um quadrângulo amoroso – a escrava Luísa que ama o escravo João, que ama a patroa Maria, que não ama o seu apaixonado pretendente, o comerciante Albano Lopes, um personagem algo sinistro.

O cabo-verdiano Mano Preto, os portugueses Victor Norte e Diogo Infante e os brasileiros Thais Araújo, Milton Gonçalves e Zezé Mota estão entre os protagonistas deste filme, cuja banda sonora é assinada por Mário Lúcio.
Desde 27/11/2004