domingo, junho 19, 2005

Cabo Verde visto através das artes

A Silvão Filmes está a ultimar os preparativos para produzir um filme documentário sobre a história das artes plásticas do país. "Cabo Verde a cores" vai ser rodado nas ilhas e em Portugal a partir de Janeiro de 2006. O fio condutor é Mito. "É um criador e simboliza duas gerações de artistas. Uma que viveu as amarguras do colonialismo, os anos de tormenta, e outra do pós-independência que faz suavizar o sofrimento deste povo, retractando os valores sublimes da liberdade, do amor, conquistas deste povo", justifica Júlio Silvão, produtor do filme.

Através das telas, propõe-se uma viagem de 26 minutos, por Cabo Verdes diferentes. Os protagonistas são Domingos Luísa, José Maria Barreto, Manuel Figueira, Bela Duarte, Leopoldina Barreto e David Levy Lima. Segundo Silvão, a procura de patrocinadores está na recta final. O que deixa entender que tem garantias de que este projecto irá sair da gaveta.

A ser concretizado, será o segundo documentário sobre artes plásticas a ser produzido em Cabo Verde no espaço de um ano. Recorde-se que Leão Lopes está a realizar o filme Bitu, cujas filmagens terminaram há alguns meses. O documentário tem como pano de fundo “a produção artística e contemporânea no Mindelo”. Produzido pela Lisboa Filmes, o documentário Bitu, de 50 minutos, acompanha a produção desse pintor profissional, a sua relação com os seus clientes e a paixão pelo Carnaval.
Desde 27/11/2004