quinta-feira, junho 09, 2005

Festa Festa Festa

A edição cabo-verdiana da Fête de la Musique 2005, promovida pelo Centro Cultural Francês da Praia, arranca nesta sexta-feira, pelas 18h30, com um espectáculo do violinista Nho Nani, do Fogo. Exímio tocador de violino com cerca de 20 anos de experiência, o músico é praticamente desconhecido em Cabo Verde, daí o espectáculo de sexta-feira, no CCF, e de sábado, no Hotel Praiamar.

O programa da Fête de la Musique inclui uma palestra sobre a música cabo-verdiana na diáspora, no dia 16, quinta-feira, pelo jornalista Vladimir Monteiro, o lançamento da edição francesa do livro “Aspectos sócio-políticos da música de Cabo Verde no século XX”, de Alveno Figueiredo e Silva, e uma exposição de instrumentos musicais fabricados por Aniceto Gomes, no dia 21, terça-feira. O certame termina dois dias depois, na quinta-feira, 23 de Junho, com um concerto do saxofonista Totinho, membro do conjunto musical que habitualmente acompanha a cantora Cesária Évora.

A Fête de la Musique foi lançada nos anos 90 por um ministro da Cultura com o intuito de popularizar a música. O evento é hoje celebrado em mais de 80 países com concertos, palestras e exposições sobre a temática.

In Inforpress
Desde 27/11/2004