quarta-feira, maio 25, 2005

O UniVersus de Mário Lúcio em Aveiro

www.mario-lucio.com
A Universidade de Aveiro convidou Mário Lúcio para promover um concerto para encerrar o ano académico naquela cidade portuguesa, neste sábado, dia 28. O artista kriolu concebeu UniVersus. Um dueto de guitarra e voz com o músico português Luís Represas, em que ambos irão interpretar temas de sua autoria, numa ponte entre dois continentes, dentro do universo atlântico.

Mário Lúcio representará a tradição e a modernidade, as raízes autóctones e os elementos miscigenados do continente africano, que se cruzam através da sua música e da dança do coreógrafo Mano Preto. A representar a Europa estará Luís Represas, um dos mais emblemáticos compositores e intérpretes da nova música portuguesa. Da América e para ilustrar o resumo da aprendizagem resultante do encontro dos dois continentes, irá Tamango, da Guyana Francesa, e 10 batucadeiras cabo-verdianas, que marcarão a sua presença com um espectáculo de sapateado moderno e ecléctico chamado urban dance, que mistura formas africanas com técnicas americanas e europeias.

UniVersus é a representação dos encontros culturais a que Mário Lúcio se propôs ao longo da sua carreira. “Nesses últimos anos, o meu ideal artístico tem sido o da mestiçagem, a única que existe, a mestiçagem cultural. Tenho-me proposto encontros para descobertas do que temos em comum, mas também para ajudar a mostrar o que cada um tem de particular”, afirma. O músico tarrafalense já gravou com artistas de várias latitudes, como Manu Dibango, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Toure Kunda, Maria João e Mário Laginha, Luís Represas, Carlos Barreto, Carlos Martins, Leo Gandelman, entre outros.

O evento, a acontecer este sábado na Alameda da Universidade de Aveiro, às 22 horas, será assistido por 16 mil pessoas.
Desde 27/11/2004