segunda-feira, maio 16, 2005

Mindelact 2005 promete surpreender

"Saudade Terres D'eau"(www.dosadeux.com)
O Festival Internacional de Teatro do Mindelo já tem calendário. De 7 a 18 de Setembro, o Mindelact irá mudar a rotina da cidade do Porto Grande. Segundo o site da associação, companhias de teatro de seis países já garantiram presença. Do Brasil e de Portugal chegam quatro companhias teatrais. França, Espanha, Moçambique e Guiné-Bissau também estarão representados. O Mindelact avança também a possibilidade da participação da República Checa, num espectáculo de marionetas. A programação vai sendo construída (e divulgada) aos poucos. E promete um festival recheado de surpresas.

Para já, confirma-se a estreia de mais uma peça do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português / Instituto Camões, a 36ª produção de sua história. “Auto da Compadecida”, uma peça do dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna. Um texto de 1955, cuja trama gira em torno de uma dupla de pobre-coitados, João Grilo e Chicó, que inventam trapaças para sobreviver.

Em 2005, Shakespeare volta a ser encenado num palco crioulo. A Companhia de Teatro Solaris e o Atelier Teatrakácia irão apresentar, em co-produção, o clássico "Sonho de uma Noite de Verão", do dramaturgo inglês, escrito em 1595/1596. A organização garante ainda a participação de um grupo de Santiago na programação principal e de representantes de outras ilhas no Festival Off.

O Mindelact 2005, que coincide com as comemorações do 30º do aniversário da Independência Nacional, promete ser “uma das melhores festas teatrais jamais realizadas no nosso arquipélago”. O espectáculo de abertura do Mindelact 2005 será feito pela Companhia Dos à Deux. Nesta terceira presença no Mindelact, os brasileiros Artur Ribeiro e André Curti trazem a peça "Saudade Terres d'eau" (Saudade em terras d'água), centrada na temática das migrações.

Fonte: Mindelact
Desde 27/11/2004