sexta-feira, maio 13, 2005

Bibliotecas do mundo em suas mãos

Há muito que as bibliotecas aderiram à Internet, mas aos poucos vão disponibilizando suas obras em formato digital. Neste momento, a Google leva a cabo um projecto ambicioso para disponibilizar em 10 anos cerca de 15 milhões de obras literárias e de graça.

Enquanto a tal livraria digital global não ganha corpo, a solução é deambular pela net à procura de livros digitais, periódicos, teses e obras raras. Para facilitar a tarefa, Lantuna publica uma lista de 100 sites de bibliotecas de todo o mundo – um presente de Samori Pires. Pode encontrar verdadeiras perólas, por exemplo, na Biblioteca Digital de Obras Raras, com livros completos digitalizados, como um de Lavoisier, editado no século 19. Aproveite também para grabata na Bibioteca do Vaticano, quem sabe pode encontrar um arquivo secreto!

Lantuna sugere também uma vista ao Portal do Conhecimento, que disponibiliza toda a produção intelectual da Universidade de São Paulo, no Brasil. Dê uma olhada no Banco de Teses e Dissertações, que inclui todos trabalhos publicados no país desde 1987. Mas há muito mais: bibliotecas públicas de países de vários continentes e livrarias temáticas. Se não encontrou o que procura, sugerimos que experimente o LibDex, um índice com mais de 18 mil bibliotecas do mundo. Ou o Libweb, que lista bibliotecas de 115 países.

Lista de Bibliotecas do Mundo
Desde 27/11/2004