sexta-feira, maio 06, 2005

Um olhar etnográfico sobre Cabo Verde


Alter-egaux é um site etnográfico que divulga e compara pesquisas desenvolvidas sobre Cabo Verde, Angola, Moçambique e a cidade britânica de Manchester, pelo antropólogo Guy Massart. São investigações no domínio da antropologia da comunicação, aqui vista como performance da cultura. A pesquisa retracta as identidades como categorias, como objectos de comunicação na vida quotidiana. “O estudo pragmático das identidades permite confrontar as relações de poder e as suas formas de reprodução. A investigação incide sobre a produção da realidade pelo agente, sobre as suas actividades”, explica o autor.

Em suas viagens pelos quatro espaços, Massart recolheu histórias, imagens e impressões. E disponibiliza-os, desde 2003, num site rico, que propõe abordagens em diferentes perspectivas: por região, temas, histórias ou extractos sonoros. Os temas são diversos: agentes religiosos, artes populares, crianças, espaços, diferentes abordagens do género, objectos, texturas e corpos. Os temas são ilustrados com fotografias, legendadas com comentários ou histórias, algumas gravadas em áudio. São histórias reais ou ficcionadas, mas todas inspiradas em personagens reais.

Há também notas de terreno feitas pelo antropólogo durante as viagens, entrevistas e recortes de imprensa. “A partir das fotografias, das histórias, das conversas, cada pequeno elemento da experiência, eu vos convido a seguir as minhas reminiscências e a imaginar as experiências das pessoas evocadas”. Alter-egaux é um convite à viagem, ao encontro de pessoas longínquas, pensar nas nossas próprias experiências quotidianas, à luz das de outros humanos que sequer conhecemos. Massart diz que o site é um convite à empatia.....Sabi Más
Desde 27/11/2004