sábado, abril 30, 2005

IBNL reedita obra de Pedro Cardoso

A iniciativa é do Ministério da Cultura e do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Em 2005, será lançada a reedição da obra de Pedro Monteiro Cardoso (1890-1942), poeta e jornalista foguense. O projecto abarca a reedição de números da Revista Manduco, de que Cardoso foi editor e fundador, e ainda um apêndice sobre a vida e obra do poeta djarfoguense. “Trata-se de um ensaio sobre a vida do poeta, com extractos de sua obra poética e em prosa, realçando os aspectos mais importantes da personalidade dele, como a utilização e defesa da língua cabo-verdiana, a questão da autonomia social e cultural das ilhas face a Portugal”, explica Filinto Elísio, coordenador da obra.

No livro, que se chamará Manduco: Vida e Obra de Pedro Cardoso, o poeta também será retractado pela sua africanidade, patente em seu pseudónimo, Afro, e pela consciência e valorização do folclore cabo-verdiano, aliás tema de um livro, com o mesmo nome, lançado em 1933. Assim como o seu contemporâneo Eugénio Tavares, Cardoso foi um escritor bilingue. Mas destacou-se como um defensor intransigente do kriolu, envolvido em polémica constante por causa desta matéria. O que lhe trouxe muitos dissabores, uma vez que vivia num regime que condenava qualquer tipo de manifestação nacionalista nas colónias.

O livro Manduco é a melhor homenagem que se poderá fazer ao combativo Pedro Cardoso: tirar a sua obra do passado e fazê-la presente. Eugénio Tavares foi o primeiro autor pré-claridoso a merecer uma reedição. Agora, é a vez de Pedro Cardoso, na obra Manduco, que será lançada no quadro das comemorações do 30º Aniversário da Independência Nacional. Mas não será o único clássico a ser homenageado. O IBNL tem, desde 2004, um livro pronto de João Lopes Filho sobre o pai. A obra intitula-se In Memoriam de João Lopes.

Pedro Monteiro Cardoso nasceu na ilha do Fogo, a 13 de Setembro de 1890, e morreu aos 52 anos na Praia, a 31 de Outubro de 1942. Aluno do antigo Seminário Liceu de S. Nicolau, foi funcionário da alfândega, professor do ensino primário e do liceu, chefe de redacção do jornal A Voz de Cabo Verde e editor do jornal Manduco.

Veja a Bibliografia de Pedro Cardoso, da Universidade Nova de Lisboa

2 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Great blog you have. I have a site about banjo boy in movie deliverance. You can check it out at banjo boy in movie deliverance

5:44 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

San Diego is having a Hot Rod Halloween on Sunday, October 30. If you love truck show pic then you will want to be there! All kinds of truck show pic will be in attendance. For more information go to truck show pic
See Ya There!!

2:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004