sábado, abril 23, 2005

250474, segundo o Kafuka


O Kafuka Cineclube da Praia vai marcar o 31º Aniversário da Revolução dos Cravos com uma exposição de fotografias de época, no Palácio da Cultura Ildo Lobo. Uma mostra de 51 imagens sobre a marcha dos militares de Abril para derrubar o regime facista em Portugal. São documentos de época, que traduzem olhares de diferentes fotógrafos, na verdade testemunhas do que foi o 25 de Abril, as acções dos militares e a participação dos populares. "Vamos também expor um quadro cronológico destes acontecimentos, desde a marcha daquele dia, até a grande manifestação de 1 de Maio de 1974, com mais de 600 mil pessoas. Na verdade, foi uma demonstração de unidade nacional, a comemoração da vitória sobre um inimigo comum: o fascismo", explica Jão Paradela, presidente do Kafuka.

As fotografias foram recolhidas em revistas, livros e na internet. E os direitos autorais? "Estas imagens já são de domínio público. Identificamos os autores de todas as fotografias. Eles concordariam com uma exposição das suas obras, para mostrar ao público cabo-verdiano o que foi esse movimento". Mas não lhe parece estranho que um cineclube marque esta data com fotografias e não com filmes? Como justificação, João Paradela deixa entender que o obstáculo é o espaço para projecção dos documentários e telejornais de época sobre o tema.

A exposição 250474 será inaugurada na segunda-feira, dia 25, às 18h30, na Sala da Música do PCIL. No mesmo espaço, haverá uma tertúlia sobre a Revolução dos Cravos.
Desde 27/11/2004