quarta-feira, abril 20, 2005

Papel-moeda caboverdiano na net

Quem ainda se lembra das notas de cem escudos de 1977? A nota, em vermelho e branco, carimbada com um desenho de Amílcar Cabral e, ao lado, de uma cimboa, tinha no verso uma reprodução do vulcão do Fogo. E as notas de 20 centavos, que circularam em Cabo Verde de 1972 até 1977?

Os primeiros papéis-moeda do Cabo Verde independente foram lançados a 20 de Janeiro de 1977. As notas de cem, quinhentos e mil escudos traziam, como marca registada, o rosto de Amílcar Cabral, à semelhança do que aconteceria com as notas lançadas em 1989, cuja novidade foi a introdução das notas de duzentos e dois mil e quinhentos escudos.

As imagens das notas cabo-verdianas estão disponíveis na Galeria Virtual do Papel Moeda, uma página desenvolvida por Ron Wise. Este coleccionador disponibiliza no seu site imagens de mais de dez mil notas, de todos os países emissores do mundo. De Cabo Verde, há duas dúzias de notas, emitidas entre 1914 e 2000. Ou seja, um século da história do papel-moeda em Cabo Verde.

1 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Matilde,

Faltou mencionar, nesta tua matéria, que a autoria da concepção e "design" gráfico das notas de Cabo Verde, desde as primeiras edições após a independencia do pais, é do Arquitecto Erico Verissimo Ramos (autor de boa parte das construções em Cabo Verde e responsável pelo "design" da primeira bandeira nacional).

Parabéns pelo blog.
Lucio Ventura
Arq., Lisboa

4:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004