domingo, abril 17, 2005

Na pegada di oril

'Jogo de uril', M. Figueira
O oril pertence a uma família de jogos de tabuleiro designados por Mancala. São mais de 200 jogos. A origem do Mancala é muito antiga e incerta, embora se admite que tenha sido inventado pelos egípcios. Mais tarde, foi introduzido na Ásia, nas Filipinas e na África Negra. No século XVI, através dos escravos negros chegou à América e às Antilhas.

O oril é um dos jogos mais populares de Cabo Verde. Foi trazido para o arquipélago por povos da Costa da Guiné, que vieram povoar o arquipélago no século XV. Baltazar Lopes, no léxico do seu livro “O Dialecto Crioulo de Cabo Verde” (1957), refere que o oril também é conhecido por aiu no Brasil. E cita um trabalho de Manuel Quirino, datado de 1935, que descreve assim o tabuleiro: “pedaço de tábua com doze partes côncavas, onde colocavam e retiravam aius, pequenos frutos cor de chumbo, originários de África, e de forte consistência”. Outro detalhe: na Nigéria, este jogo é denominado de ayo.

Há muitas referências ao jogo do oril na Net, as suas origens e regras. Lantuna encontrou, por exemplo, um projecto de uma escola portuguesa, “O Ouri e o desenvolvimento do pensamento matemático”, que está a usar as regras deste jogo despertar o interesse dos alunos na Matemática. Segundo o documento, o oril apresenta profundas raízes filosóficas. "Estes jogos são, aparentemente, muito simples, mas não basta saber as suas regras para se saber jogar. Requerem cálculo, reflexão e muita prática. Por esta razão, são considerados como jogos eruditos, de habilidade ou de destreza”.
Desde 27/11/2004