segunda-feira, abril 11, 2005

França promove festival cabo-verdiano

fotu di www.chanson.ca
Abril é realmente o mês dos festivais cabo-verdianos na Europa. Enquanto que Coimbra se prepara para acolher uma Semana da Cultura Mindelense, na última semana de Abril, eis que Trouville Sur Mer anuncia um festival cabo-verdiano que pretende levar o calor das ilhas àquela cidade portuária da França.

Intitulado de “ Trouville Sur Mer convida… Cabo Verde”, o festival começa a 29 de Abril, com a projecção do filme “O Testamento do sr. Napumoceno”, de Franscisco manso. Aguardam-se duas conferências sobre o arquipélago: um sobre a história e a economia de Cabo Verde, proferida por David Leite, da Embaixada cabo-verdiana em Paris; e outro, intitulado de “Língua e Cultura em Cabo Verde”, cujo articulista será Jean Christophe Tailpied, Director da Aliança Francesa do Mindelo. No encerramento, a 7 de Maio, a música cabo-verdiana far-se-á ouvir nas vozes de quatro artistas crioulos radicados em França. A “Noite da Música de Cabo Verde”, com Mayra Andrade, Jorge Humberto, Mariana Ramos e Téofilo Chantre, será tecida de morna, coladeira, funaná, finaçon e batuque.

Os quatro artistas crioulos deste festival têm motivos para sorrir em 2005. Mayra Andrade prepara o seu primeiro álbum, bastante aguardado, enquanto que Teófilo Chantre cumpre uma agenda recheada de concertos em 2005, depois de ter atingido o topo da World Music na Europa, em 2004. Jorge Humberto está envolvido na divulgação do seu disco “Identidade”, lançado há alguns meses, assim como Mariana Ramos, que promove concertos para divulgar o seu álbum “Bibia”, lançado em Julho de 2004.

Com CV Music World
Desde 27/11/2004