sexta-feira, abril 08, 2005

Un vés Soncente era...

"S. Vicente 1914" é um conjunto de postais da ilha, do início do século, publicados no blog Antigamente. São 26 Postais, provavelmente adquiridos em 1915, mas sem informações precisas sobre a data de publicação de cada fotografia. São imagens da cidade, do porto e dos moradores. Há fotografias bem interessantes, como os preparativos para a chegada do Príncipe-Real D. Luís Filipe a S. Vicente, em 1908. Ou então um registo de uma festa de S. João no Mindelo, do mercado da ilha, de uma missa no campo, de uma família à porta de uma cubata e ainda de três “indígenas” trajados a rigor.A beleza da baía, muita miséria humana e muitas indagações a suscitar. “É estranho como uma imagem de miséria humana, pessoas vivendo numa cubata, um criança com ventre inchado, pode fazer parte de uma colecção de postais. Qual seria a intenção de quem o incluiu no conjunto dos postais?”, é a reacção do autor do blog Antigamente.

Marco Oliveira herdou as fotografias do seu avô, António Monteiro de Oliveira. O médico e militar português adquiriu-as numa viagem de regresso de Angola, quando fez escala no Porto Grande. “Num envelope, identificado com a inscrição "S. Vicente 1914", encontrei uma colecção de postais sobre esta cidade de Cabo Verde e ainda alguns postais avulso. As imagens que se seguem constituem uma colecção de postais que têm a forma de um pequeno livro de onde se podiam destacar os postais pelo picotado”, explica Oliveira. Vale a pena visitar este São Vicente de un vés.

3 Comments:

Blogger Marco Oliveira fla ma...

Obrigado pela referência.
:-)
Infelizmente já não tenho mais postais de Cabo Verde para publicar. Agora é só Angola, França e muita, muita coisa de Portugal.

8:03 da tarde  
Blogger Marco Oliveira fla ma...

Esqueci-me de dizer uma coisa.
Se alguém estiver interessado em obter estas imagens em formato digital (para publicar em algum trabalho, profissional ou académico) e sem o "sêlo" do blog ali escrito, é só pedir.
Tenho muito gosto que isto se divulgue. Afinal, isto é um testemunho da nossa história comum.

3:54 da tarde  
Blogger Matilde fla ma...

OLá Marco
essas imagens de MIndelo são chocantes! A miséria, a beleza da baia, as marcas do tempo... muito obrigada por teres compartilhado este espólio familiar connosco.

4:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004