segunda-feira, abril 04, 2005

Um disco também caboverdiano

Tó Tavares e Abdelli
Abderrahmane Abdelli, ou simplesmente Abdelli, é um cantor e poeta berbere, nascido no seio do povo Kabile, na Argélia, que cumpre exílio na Bélgica, desde 1989. Há seis sete anos, visitou Cabo Verde atraído pela música de Baú, Bitori, Cesária, Bana. “Fui para o Senegal para depois visitar Cabo Verde. Mas a força magnética de Cabo Verde era tão forte que, após dois dias no Senegal, parti para a Praia. Acabei por descobrir, por exemplo, que a Ilha do Fogo fora habitada, em tempos, por berberes, o que acabou por me ser confirmado por um jornalista antropólogo”, revela o músico. Foi depois desta visita a Cabo Verde que decidiu fazer um álbum chamado “Among Brothers”, lançado em 2003.

Trata-se de um projecto de globalização cultural, feito na encruzilhada da música berbere de Abdelli com sons e instrumentos de Cabo Verde, Azerbeijão, Burkina Faso e Magrebe. Um espaço abrangente, em termos geográficos, e não por acaso. Há milhares de anos, antes das invasões árabes, o Reino Berbere estendia-se do Egipto às Ilhas Canárias, do Mar Mediterrâneo ao deserto do Sahel. “Among Brothers” é a expressão musical de gentes desse espaço presente, que Abdelli envolve num abraço de cumplicidade e chama de irmãos na música.

Em 1999, Abdelli gravou com Tó Tavares, Ulisses Santos, Bitori Nha Bibinha, Hélder e Aurélio, em Santiago. E depois, partiu para o Azebeijão. O disco levou três anos a gravar, em condições que muitos considerariam loucura. Os dois temas cabo-verdianos do disco foram gravados numa cave e à beira-mar, em Santiago (foto), e no Canadá, gravaram numa floresta e no Azerbeijão, no Deserto Baku. Lantuna recomeda este disco, com temas que podem ser compreendidos por qualquer povo, pelo seu perfil de World Music. Um disco também cabo-verdiano.

Paladron di fotus: www.abdelli.com
Desde 27/11/2004