quinta-feira, março 31, 2005

Semana cultural do Mindelo em Coimbra

Na última semana de Abril, a cidade portuguesa de Coimbra será palco de uma festa da cultura mindelense, com teatro, literatura, música e artes plásticas. Fruto de uma geminação entre os dois municípios, a Semana da Cultura do Mindelo promete levar a Coimbra alguns dos mais representativos criadores mindelenses. Como o escritor Germano de Almeida e os músicos Baú, Voginha e Vasco Martins. O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo apresentará a peça “Mar Alto”, no dia 29 de Abril.

O certame será inaugurado por Tchalé Figueira, que nesta sexta-feira, 1 de Abril, abre uma exposição de pintura na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, que ficará patente até o primeiro dia de Maio, quando se encerra a Semana do Mindelo. A mostra reúne perto de meia centena de criações realizadas entre 2003 e este ano, algumas delas de grandes dimensões (2x1,5 metros). Segundo o autor confessou à agência Lusa, este conjunto de obras patentes em Coimbra espelham o seu "universo criativo", a sua maneira de olhar o mundo e a cidade do Mindelo.

O Carnaval mindelense, a música, as gentes do seu quotidiano, as injustiças sociais, os tabus sexuais, a hipocrisia de certas crenças religiosas e as actuações dos políticos, são temas dominantes na pintura de Tchalé Figueira.
Desde 27/11/2004