segunda-feira, março 28, 2005

Eugénio Tavares homenageado em Lisboa

A Fundação Eugénio Tavares homenageia o poeta, compositor e jornalista no ano do 75º aniversário de sua morte. A Exposição Bibliográfica e Ciclo de Conferências sobre Eugénio Tavares decorre na Hemeroteca Municipal de Lisboa até 21 de Abril. A Exposição Documental e Bibliográfica mostra fotografias, livros e manuscritos do intelectual bravense. Amanhã, dia 29, os escritores Carlota e Viriato de Barros apresentam a terceira conferência do evento, intitulada de “Amor em Eugénio Tavares”. Recorde-se que ambos são filhos do casal Hermano de Pina e Ana de Barros, o par romântico que inspirou o poeta Eugénio Tavares a compor a morna “Força di Cretcheu”.

As duas conferências anteriores versaram sobre “O Nativismo em Eugénio Tavares”, por José Guimarães e “Laços Bravenses – Eugénio Tavares e Augusto Casimiro” por Jorge Trigo.

Eugénio de Paula Tavares nasceu na ilha Brava, a 18 de Outubro de 1867. Foi poeta, jornalista, compositor, dramaturgo, um defensor do povo de Cabo Verde contra a opressão e a fome. Contra a mediocridade. É hoje o mais popular poeta cabo-verdiano. Morreu a 1 de Junho de 1930, vítima de uma angina de peito.
Desde 27/11/2004