sexta-feira, março 25, 2005

7 Sóis 7 Luas chega em Novembro

Logo do Festival 7 Sóis 7 Luas O festival itinerante “Sete Sóis Sete Luas” chegará à Vila da Ribeira Grande nos próximos dias 3, 4 e 5 de Novembro. Segundo a Inforpress, a Câmara Municipal da Ribeira Grande está a mobilizar recursos financeiros para cumprir o programa do Festival Itinerante. Para já, há dois parceiros identificados, a União Europeia e o Instituto Camões, e a autarquia espera também pelo apoio do Ministério da Cultura. O elenco de artistas ainda não está definido. Segundo a agência noticiosa, “o convite dos artistas chamados a participarem nessa edição de "Sete Sóis Sete Luas" será feito após concertação com os outros membros da rede dos países que promovem o festival”.

O Sete Sóis Sete Luas, criado em 1993, é um projecto promovido por uma Rede Cultural de cerca de 30 cidades, de pequena e média dimensão, de cinco diferentes Países: Cabo Verde, Grécia, Itália, Portugal, Espanha. É um festival itinerante que abraça a música popular, étnica e tradicional, o teatro de rua e as artes plásticas. Em cada edição cabo-verdiana, é eleito o Artista Revelação - em 2000 foi Orlando Pantera e em 2002, Estrume, conjunto musical de Ribeira Grande.

O Sete Sóis Sete Luas é um festival de grande prestígio, por vinte e três vezes galardoado com o Prémio Caleidoscópio da Comissão Europeia, pela dimensão europeia e grande qualidade cultural do projecto, e duas vezes com o Programa Cultura 2000. E tem dois presidentes honorários de peso: o escritor português José Saramago, Prémio Nobel da Literatura 1998, e o dramaturgo italiano Dario Fo, Prémio Nobel da Literatura 1997.
Desde 27/11/2004