segunda-feira, março 21, 2005

Livro sobre B. Léza gera polémica

B. Léza Antes mesmo de ser publicada, a monografia “O Tempo de B.Léza”, de Gláucia Nogueira, Editora de Cultura do Paralelo 14, já suscita polémica. O filho e detentor dos direitos autorais da obra de B. Léza , Veladimiro Romano, acusa a jornalista de não ter autorização para publicar uma “biografia” de B. Léza. E ameaça declarar guerra judicial à jornalista, a quem acusa de “usurpação de documentos para fins não declarados, plágio e fraude literária da vida de um dos valores da cultura cabo-verdiana, para a qual ela não tem qualquer autorização”.

A notícia já foi publicada no P14, que escreve que Veladimiro Romano enviou uma carta ao Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, que está a editar o livro, a contestar a publicação da obra. E ameaça processar a "jornalista brasileira" e “todos aqueles que apoiaram directamente esta iniciativa fora da lei”. E acrescenta que a marca registada B. Léza só pode ser comercializada pela Sony Music, a Editora Lusafrica e a Africanostra. A indignação de Romano prende-se também com o facto de estar a preparar, segundo o próprio, uma trilogia sobre o pai, nomeadamente uma biografia de B.Léza “autorizada”, como faz questão de sublinhar; a obra “Violão Bronze”, sobre o célebre violão do compositor; e ainda “Melodias de B. Léza”, uma espécie de compilação de todas as obras do músico mindelense. Segundo Romano, trata-se de uma forma de homenagear o compositor, no ano do seu centenário, que coincide com as comemorações do 30º aniversário da Independência Nacional.

Por seu turno, Gláucia Nogueira manifesta-se surpresa perante este imbróglio. A jornalista diz que no âmbito da sua pesquisa para a elaboração do “Dicionário dos Personagens da Música de Cabo Verde”, a família de B.Léza facultou-lhe fotos e alguma documentação - “com boa vontade”, ressalva. Garante que na altura não tinha intenção de escrever um obra sobre a vida e obra do compositor, mas apenas um verbete para o Dicionário. “Eu vi que tinha muita informação sobre ele e não quis desperdiçar. Então pensei em escrever a monografia"....Sabi Más
Desde 27/11/2004