quinta-feira, março 17, 2005

Horace Silver ganha Grammy do Jazz

O pianista caboverdiano-americano Horace Silver foi galardoado, na terça-feira, em Hollywood, com o Grammy de Mérito para os Grandes do Jazz, ao lado de outros grandes nomes como Jon Hendricks e Benny Golson. Na segunda edição do Grammy do Jazz, os três músicos legendários foram distinguidos “pelo enorme contributo ao jazz e a toda a comunidade musical”. Segundo o jornal crioulo-americano CVN, o criador do "Capeverdean Blues" era só emoção na hora de receber o prémio: “Dei o melhor de mim para vos dar a música que Deus me deu. Agradeço que a tenham aceite. E espero que perdure”.

Horace Ward Martin Tavares Silver (ou seja, Silva) nasceu em Norwalk, Connecticut, filho de emigrantes cabo-verdianos, da ilha do Maio. É parente do compositor Betú, pelo lado do avô Paterno, Heitor Tavares Silva. “Horace Silver é primo irmão do meu pai. É um orgulho para a nossa família”, afirma Betú, numa entrevista concedida a César Monteiro.

Horace Silver foi um dos maiores expoentes do hard-bop e do movimento soul-jazz das décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos. Cresceu a ouvir música de Cabo Verde em casa, já que o pai era músico. Além disso, Horace absorveu bastante o jazz popular, blues e gospel que então se tocava. Quando se muda para Nova Iorque, em 1951, conhece e grava com grandes nomes do jazz, como Miles Davis, Milt Jackson, Lester Young e Coleman Hawkins.

Silver foi impulsionador e fundador do movimento hard bop cujo estilo, como se sabe, revolucionou o Jazz. Todavia, o encanto de Horace está em pérolas como o «Cape Verdean Blues», um verdadeiro mix de géneros de Jazz, com um quê de coladeira. Silver dizia que esta obra tinha três fontes de inspiração. A primeira remontava à música popular das ilhas de Cabo Verde de onde era natural o seu pai. A segunda passava pelas coordenadas do Samba do Rio de Janeiro. A terceira, e para usar as palavras do mestre: «o meu amor pelo velho e bom funky-blues americano».

3 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Your blog seems to be a perfect guide in helping opthers to develop a blof of there own. i have taken some tips from it and i hope to implement on my blog. thanxs for the help . regards . payday loan online

7:23 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

The essence of blogging is this, remember these words, pal: freedom of self-expression Mortgage Calculator

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

Leave me your blog address at militay loan and I'll be sure to add
it to my blogroll and come visit you. It's just over there on the right - just click
to add your pin to the map.

3:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004