terça-feira, abril 05, 2005

Dança de Cabo Verde em Évora

Tó Tavares
A PédeXumbo organiza um dia intensivo dedicado às danças de Cabo Verde. Em Évora, dia 9 de Abril. Os bailes em Cabo Verde tinham e têm uma função fundamental na organização de toda a comunidade à volta de momentos de convívio e confraternização. Os bailes na região eram animados por grupos acústicos com violino, violão, cavaquinho, bandolim ou banjo, que mantinham uma relação estreita com o dançador que, com os seus passos e os momentos de improvisação, influenciava e acompanhava o músico solista na sua maneira de tocar, e este por sua vez a ele.
É de realçar que algumas danças caboverdianas acabaram por cair em desuso, perdurando somente o género musical correspondente, como o caso do Landum. As danças de pares, (Coladera, Morna, Funaná, Mazurca), são danças em que o homem possui, como quase toda a cultura do mundo da dança, o cavalheiresco modo de dirigir os passos a seu belo gosto.

Trata-se de um dia intensivo, com aulas de manhã e à tarde, com António Tavares e Zé Barbosa, e um baile à noite, com música ao vivo. Txabi d'oro.

Com Attambur e PédeXumbo

Desde 27/11/2004