terça-feira, abril 12, 2005

30 anu di kultura na ensiklopedia

“A Cultura em Cabo Verde – 30 Anos de percurso rumo ao futuro”. Uma obra enciclopédica, com cerca de 500 páginas, que irá registar para a posteridade o produto cultural finkadu neste chão ao longo de três décadas. Um registo sobre as belas artes, festas tradicionais, música, literatura, língua, património, história e cooperação cultural. É desta forma que o Ministério da Cultura pretende marcar o 30º Aniversário da Independência Nacional. A obra será lançada no âmbito das comeorações, que se estendem até Novembro deste ano.

Os ensaios irão abordar o percurso e as figuras que marcam a cultura crioula desde 1975. A obra é assinada por 19 articulistas, entre jornalistas, investigadores culturais, linguistas, historiadores, artistas, escritores e responsáveis de Institutos ligados à tutela da Cultura. A enciclopédia será prefaciada pelo Presidente da República e pelo Primeiro-ministro, cabendo ao Ministro da Cultura a responsabilidade da Nota de Abertura.

A enciclopédia pretende ser uma obra de referência e dar visibilidade aos protagonistas da cultura cabo-verdiana, quer sejam nacionais ou estrangeiros. Por outro lado, propõe-se a ser uma obra situada no presente, que legitime o futuro através de um percurso, iniciado muito antes de 1975. Lantuna, espaço virtual que se propõe a fazer um registo diário da produção cultural cabo-verdiana, congratula-se com esta iniciativa. Nós é ki ten ki skrebi nós stória. Nós é ki ten ki fazi és pais ku nos mó: sima un strada undi ki na kada dia nu ta poi un pedra.

1 Comments:

Anonymous Guy Ramos fla ma...

M ten siguid bo pagina Matilde y na nha opiniaun bo deve ser koruód y destinguida pa es vastu traboie y sforse de investigasaun, analize, y divulgasaun d'nôs rika kultura.
Forsa nês kaminhada.

Parabens

Guy Ramos
guyramos@hotmail.com

6:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004