segunda-feira, abril 18, 2005

Monumentos e Sítios, hoje


“Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares” (Carta Internacional sobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios, Veneza, 1964).


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dedicado à arquitectura e património em terra, foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela UNESCO. Este dia oferece uma oportunidade para sensibilizar o público da diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua protecção e conservação. Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.Desta forma, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de actividades e de visitas gratuitas a sítios históricos, monumentos e museus.

Cabo Verde aderiu, a 28 de Abril de 1988, à Convenção sobre a Protecção do Património Mundial Cultural e Natural, aprovada pela UNESCO em 1972. O Estado cabo-verdiano aspira ter Cidade Velha na lista de Património Mundial da Unesco, bem como o centro histórico do Platô. No ano passado, Cabo Verde submeteu a candidatura da Tabanca a Património Imaterial da Humanidade. Segundo Manuel Veiga, Ministro da Cultura, o dossiê foi bem aceite. Neste momento, a lista de Património Mundial da Unesco inclui 788 monumentos e sítios, em 134 países.

Já agora: confira, esta noite, o programa "Monumentos e Sítios", da TCV, às 9h30, sensivelmente. Margarida Fontes propõe uma viagem imperdível pela ilha do Sal.
Desde 27/11/2004