quinta-feira, abril 21, 2005

Lusa encerra editoria de cultura

A editoria de Cultura da Lusa, a única agência noticiosa portuguesa, vai ser extinta esta semana. A (má) notícia é do Jornal Expresso, que entrevistou directora de Informação da Lusa. Deolinda Almeida justificou a decisão com a a "rentabilização de meios", acrescentado ainda que a editoria, criada em 2002, "não correspondeu às expectativas". Na bon kriolu: é ka dá lukru? Mas a Lusa teve um lucro de mais de dois milhões de euros em 2004!

Segundo o Expresso, os jornalistas da Editoria de Cultura da Lusa serão integrados noutras Editorias devido à falta de pessoal da empresa, que rescindiu contrato com 66 funcionários em 2003, segundo notícia veiculada pelo diário Público no princípio deste mês. Isto apesar dos mais de dois milhões de euros de lucro em 2004...

Esta editoria é mais do que necessária, fornece notícias diárias para órgãos de informação de vários países lusófonos, além dos portugueses. É uma das fontes privilegiadas do Lantuna, onde vamos buscar informações sobre a produção cultural dos berdianos em Portugal. Neste momento, corre na internet um abaixo assinado contra o encerramento da Editoria de Cultura da Lusa, com o seguinte apelo. " Cabe a todos os que prezam a Cultura e consideram a sua divulgação necessária protestar, assinando esta petição". Assine aqui!
Desde 27/11/2004