quinta-feira, abril 21, 2005

Entre o sonho e a lucidez

"À porta dos meus sonhos" é uma exposição de fotografias de Omar Camilo, a ser inaugurada no dia 25, segunda-feira, no Centro Cultural Francês da Praia. O fotógrafo propõe uma trintena de fotografias sobre espaços e gentes de Cabo Verde. São diferentes linguagens e suportes. Se por um lado, há imagens que passam da película para o papel sem qualquer retoque, outras há que são moldadas, num exercício plástico com suporte tecnológico. O fotógrafo derruba contornos reais e cria nuances e pinceladas subtis. É o caso de uma fotografia do violinista Raul de Pina, recentemente falecido. O retrato foi desconstruído, na forma e na tonalidade das cores. Outra proposta desta mostra é a legendagem de fotografias com poemas de Omar Camilo. Raul de Pina foi homenageado com versos do livro Peças do Ar, de 1999. "Não é a queda dos dias, é a soma das ausências".

Entre a infografia e a fotografia clássica, Camilo também trabalha com diferentes suportes. “São vários tipos de impressão: sobre o papel clássico para a fotografia, sobre papel plastificado, papel rugoso e ainda sobre tela de alta definição”, explica o fotógrafo.

- À porta dos meus sonhos… para entrar ou permanecer no limiar?
- Depende de quem olha. Eu sugiro, mas quem decide é o espectador.

Longe de ser evasivo, Omar Camilo faz um exercício plástico que, se lançarmos mão de uma metáfora, há-de ser aquele momento entre o sonho e a lucidez. Há viagens entre o real e o imaginário: o embarque é uma opção do outro, daquele que vê. “Uma obra só está acabada quando é contemplada pelo espectador. Ele traz o seu olhar, a imaginação e as suas referências”.

Esta será a segunda exposição do fotógrafo, poeta e realizador cubano em Cabo Verde, desde que chegou, em 2002, para trabalhar na Televisão de Cabo Verde, no âmbito de um intercâmbio cultural entre os dois países. Em 2003, apresentou uma exposição de fotografias bitemática, na Praia. “Os Barcos regressam em silêncio”, uma composição poética sobre os despojos da Praia da Gamboa. Ao lado, um conjuntos de fotografias sobre paisagens e gentes das ilhas, intitulada de “Luz de Cabo Verde”.

A mostra “À porta dos meus sonhos”, patente até 29 de Abril, será acompanhada de um retrospectiva dos documentários de Omar Camilo, sempre às 20h.
Desde 27/11/2004