sexta-feira, maio 06, 2005

O pianista Chico Serra

Uma crónica de D. Tavares

O piano é dos primeiros instrumentos musicais introduzidos em Cabo Verde. Basta dizer que serviu até de peça de mobiliário em casas ditas abastadas. E a educação de meninas comportava a aprendizagem desse instrumento. A sua utilização, no entanto, na cultura musical cabo-verdiana, é coisa de décadas, destacando-se entre os seus principais utilizadores, Tututa, Arnaldo Gonçalves e os irmãos Marques da Silva, Djosa e Tony, seguidos de Chico Serra, que diz ter aperfeiçoado os seus dotes com esses senhores.

Embora seja músico multi-instrumentalista - executa violão, saxofone, cavaquinho e percussão, foi, contudo, o piano que atirou Chico para o mundo da música, tornando-o não só conhecido a esse nível, como também numa referência e um farol para a geração do seu tempo. “Chico Serra foi o nosso mestre”, destacou Paulino Vieira, numa avaliação dos grandes deste instrumento em Cabo Verde.

Tendo entrado precocemente para o universo musical, pois iniciou a aprendizagem do piano quando ainda contava 4 anos de idade, Chico converteu-se no percursor da era dos instrumentos eléctricos em Cabo Verde, em 1964, quando fundou com Djick Oliveira e Luiz Silva na viola, Cadjuca Feijóo no baixo e Zeca Serra na bateria, o conjunto musical The Mindels - o primeiro grupo a utilizar aparelhos eléctricos, em S. Vicente e o pioneiro da música yé-yé, então em voga.....Sabi Más
Desde 27/11/2004