terça-feira, maio 03, 2005

Daniel Pereira lança novo livro

O historiador e diplomata Daniel Pereira lança esta quinta-feira, na Praia, “Cabo Verde – Apontamentos históricos sobre a Ilha do Fogo”, dedicado a António Carreira. O lançamento, a acontecer no Centro Cultural Português da Praia, estará a cargo de Eutrópio Lima da Cruz e José Maria Semedo. É o terceiro livro histórico de Pereira no espaço de um ano.

A obra aborda questões relacionadas com o povoamento, os ataques perpetrados por piratas durante o século, conflitos e litígios envolvendo senhores das ilhas entre si e com o poder central da Ilha de Santiago. A obra contesta igualmente algumas teses, como a da recusa dos moradores da Ilha do Fogo de hastear a bandeira dos Felipes (Felipe II de Espanha), aquando da junção das coroas espanhola e portuguesa. “Contrario essa tradição oral demonstrando documentalmente que não corresponde à verdade. E este elemento foi muitas vezes utilizado para demonstrar o nacionalismo especial e específico dos habitantes do Fogo numa época”, precisou o historiador. A obra, editada pel Alfa Comunicações, será traduzida para o inglês, a pensar na comunidade foguense radicada na Merka.

Daniel Pereira ainda irá publicar mais quatro obras, sendo duas originais, nomeadamente "Manual da História de Cabo Verde", para o ensino secundário, e "Santiago de Cabo Verde na rota dos escravos". Para reedição, revista e aumentada, estão prontos os "Marcos cronológicos da Cidade Velha" e "Estudos da História de Cabo Verde”.

Com Inforpress e A Semana On Line
Desde 27/11/2004