quinta-feira, maio 12, 2005

Prémio Camões anunciado na sexta-feira

O vencedor do Prémio Camões 2005 será anunciado amanhã, sexta-feira, no Rio de Janeiro. O júri da 17ª edição do galardão literário mais importante de língua portuguesa é composto pelos escritores Germano de Almeida, de Cabo Verde, os brasileiros António Carlos Sussekind e Ivan Junqueira, Agustina Bessa-Luís e Vasco Graça Moura, ambos de Portugal, e ainda José Eduardo Águalusa, de Angola.

O Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, foi instituído em 1988 pelos governos de Portugal e do Brasil e visa distinguir, anualmente, um escritor cuja obra tenha contribuído para o enriquecimento dos patrimónios cultural e literário em Português. A vencedora do Prémio Camões 2004 foi a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís.

Desde 1989, já foram distinguidos pelo galardão os escritores Miguel Torga, João Cabral de Melo Neto, José Craveirinha, Vergílio Ferreira, Rachel Queiroz , Jorge Amado, José Saramago, Eduardo Lourenço, Pepetela e António Cândido de Mello e Souza. A relação dos distinguidos inclui ainda os escritores Sophia de Mello Breyner Andresen, Autran Dourado, Eugénio de Andrade, Maria Velho da Costa e Rubem Fonseca.

In Lusa
Desde 27/11/2004