quarta-feira, dezembro 15, 2004

Bom saber!

A notícia é do New York Times. O Google prepara-se para anunciar um projecto revolucionário: 15 milhões de obras de bibliotecas, universidades e centros de investigação do mundo inteiro serão digitalizadas e disponibilizadas na Internet para pesquisa e livre acesso.

As universidades de Oxford, Harvard e a Livraria Pública de Nova Iorque são algumas das parceiras do Google no projecto, que aponta para uma previsão de longa data: a Livraria Virtual Global. A meta é expandir a Rede e criar um catálogo digital e uma livraria para pesquisar literatura universal, material didáctico, jornais e colecções especiais.

O Google prefere não comentar os custos, mas fala-se em 10 dólares por cada um dos 15 milhões de livros a digitalizar. O projecto deverá estar concluído dentro de 10 anos. O acordo não é exclusivo, portanto é de se prover uma corrida ao ouro por parte de outros provedores, como Amazon, Microsoft e Yahoo. Quem ganha o quê? Os provedores de busca oferecem obras digitais em troca de vendas de publicidade. As livrarias terão as suas colecções digitalizadas para uso próprio.

Há dois dias, a Livraria do Congresso norte-americano e um grupo de livrarias dos EUA, Canadá, Egipto, China e Holanda anunciaram a criação de um arquivo digital público de um milhão de livros na Internet. O grupo anunciou a disponibilização de 70 mil volumes até Abril de 2005.

Mais uma pedra na estrada de democratização do conhecimento rumo à outra globalização – aquela que inclui.
Desde 27/11/2004