sábado, junho 04, 2005

POP ACADÉMICO

Uma crónica de D. Tavares

Os bailes de violino, que em Cabo Verde animaram durante muito tempo os convívios sociais, não conseguiram sobreviver à concorrência da modernidade e acabaram por ceder lugar aos de clarinete. E estes, por seu turno, com a novidade do advento de grupos musicais constituídos por instrumentos eléctricos, começaram também a revelar-se um tanto ou quanto fastidiosos. Mas na ausência de um substituto lá se foram aguentando, sobretudo na Cidade da Praia, onde os primeiros agrupamentos do género só irão aparecer em 1969. Mindelo, mais cosmopolita, já os possuía desde 1962.

A actuação, em Cabo Verde, no primeiro trimestre de 1968, do Voz de Cabo Verde, veio entusiasmar ainda mais a juventude das duas maiores cidades cabo-verdianas, e despertou, principalmente na da Praia, um espírito de inconformismo perante tal estado de coisas e que levou alguns jovens músicos à uma reflexão para a criação de um conjunto musical, uma ideia que granjeou o apoio de sectores bem posicionados da sociedade praiense.

A ideia só viria, no entanto, a materializar-se em finais de 1969, quando, para abrilhantar o baile dos finalistas do então Liceu Adriano Moreira, se recorreu ao West Side Académico, do Mindelo. Nasciam assim Os Tubarões e Pop Académico que juntos viriam agora a actuar, a 17 de Abril de 1971, num dos grandes saraus, até então organizado, para marcar a despedida dos concluintes desse liceu.....Sabi Más
Desde 27/11/2004